TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Seminário: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Seminário  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

1º Quem É O Fundador do Behaviorismo E Quais As Diferentes Denominações Dessas Tendências Teóricas?

R: O fundador do Behaviorismo foi o John B. Watson, suas diferentes denominações são os comportamentalismo, teoria comportamental, analise experimental do comportamento e analise do comportamento.

2º Para o Behaviorismo, qual é o objeto da psicologia e como é caracterizado?

R: O objeto da psicologia é o estudo do comportamento. Sendo este caracterizado como algo observável, mensurável e sobre o qual os experimentos realizados para defini-lo pudessem ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Ainda segundo os behavioristas o comportamento possui uma característica funcionalista, ou seja, pode ser definido também pelo somatório das heranças hereditárias de um individuo mais as condições do meio em que este vive.

3º Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?

R: Como o resultado dos processos de aprendizagem pelos quais passou desde sua infância. Este resultado será definido através das associações que surgirem ao longo de sua vida entre os estímulos que receber do meio em que está inserido e como receberá a eles, ou seja, quais serão suas manifestações comportamentais decorrentes dos estímulos recebidos.

4º Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?

R: O teórico mais importante para o Behaviorismo foi o Burrhus Frederic Skinner (1904-1990).

5º O que é comportamento reflexo ou respondente?Dê exemplo?

R: É o comportamento involuntário e o conjunto de respostas que este produz através de modificações específicas do ambiente. Exemplo: arrepio de pele quando o ar frio nos atinge.

6º Como o comportamento respondente pode ser condicionado?Dê exemplo?

R: Através da associação de estímulos, ou seja, uma associação entre o comportamento nato nos indivíduos e algum estimula que geralmente o condicione no sentido de conseguir realizar algo, exemplo: Numa situação cotidiana a mãe geralmente chama as crianças para almoçar. Imaginemos que ao invés de chamar, um certo dia ela resolva bater um sino na hora de almoçar. No outro dia as crianças saberão ao ouvir o som do sino que está na hora do almoço.

7º O que é comportamento operante? Dê exemplo?

R: É o comportamento voluntário que abrange todas as atividades humanas desde o seu nascimento até a fase adulta que de alguma forma interfere no mundo ao seu redor de forma direta ou indireta.exemplos:olhar enfeites do berço,dirigir e namorar.

8º Como se condiciona o comportamento operante?Dê exemplo?

R: Através da satisfação de alguma necessidade, ou seja através da relação que existe entre uma ação e seu efeito, por exemplo: aprender a tocar instrumento para ouvir o som harmonioso da sua música, abrir uma janela para entrar a luz.

9º O que é reforço?O que é reforço negativo e positivo?Dê um exemplo para cada caso?

R: É o estimulo reforçador que auxilia nas ações dos organismos sobre o meio, exemplo: Um bebê sentado em um cercadinho precisa engatinha até o lado oposto do cercado para pegar uma mamadeira de leite. Reforço positivo é quando estimulo apresentado atua para fortalecer o comportamento que o precede,exemplo:alguém chega a beira do cercado e diz para o bebê: Olha ali uma mamadeira cheia de leite com chocolate, que deliciosa! O reforço negativo é aquele que proporciona uma aparente incapacidade ao individuo para realizar algo,mas que pode ser superado através de tentativas,exemplo:colocarmos a mamadeira dentro de uma caixa transparente tampada,onde o bebê precise retirar a tampa para pegar a mamadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com