TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Resenha: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  Resenha  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  313 Visualizações

O behaviorismo surgiu com John Watson e foi influenciado pela teoria evolutiva de Darwin, e pela teoria objetiva e mecanicista da aprendizagem de Edward Lee e pelas técnicas de condicionamento de Ivan Patrovich. O behaviorismo acredita na ciência do comportamento, analisando o comportamento do individuo, observação do externo . Para Watson a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista.

Em 1940 a psicologia rompeu-se com a filosofia e a partir dai surgiram perguntas como: Como estudar a mente? E para a solução de tais perguntas, surgiram dois modos de psicologia: A objetiva e a comparativa.

A psicologia objetiva não concordava que a introspecção fosse um método confiável portanto utilizava métodos objetivos para as pesquisas, já a psicologia comparativa acreditava que podíamos comparar nossa anatomia e os nossos traços mentais mediante a comparação entre espécies. Watson dizia que nenhum desses dois métodos objetivos seria ciência, publicando o primeiro manifesto behaviorista guiado pela psicologia objetiva, com criticas sobre a introspecção. Defendia que a psicologia deveria ser considerada a ciência do comportamento Segundo Watson, os seres humanos já nascem com certas conexões estímulo-resposta herdadas e chamadas reflexos. Aprendizagem ocorre a partir de um condicionamento destas conexões bem como na construção de novas conexões estímulo-resposta através do condicionamento clássico pavloviano. Para ele o meio ambiente exerce uma grande influência sobre o indivíduo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com