TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beneficiamento De Minério

Casos: Beneficiamento De Minério. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 9

1 - INTRODUÇÃO

Este relatório tem o objetivo de detalhar as atividades desenvolvidas e os conhecimentos adquiridos durante a realização do estágio curricular obrigatório, com carga horária mínima de 400 hs, realizado na JMC – Jacobina Mineração e Comércio LTDA, onde situa-se na porção centro-norte do estado da Bahia, na borda oeste da Chapada Diamantina localizada em Jacobina – BA, com início em 05/09/211 e término em 05/03/2012. O estágio foi supervisionado pela Engenheira Química Walanne Karla Campos Duarte.

O Estágio teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de estágio, bem como todo o processo de beneficiamento de minério da empresa.

2 – A EMPRESA

A Yamana é uma empresa produtora de ouro com base no Canadá. Ela tem uma significativa produção de ouro, mas também produz outros metais preciosos e possui área para produção de ouro em estágio de desenvolvimento e pesquisa no Brasil, Argentina, Chile, México, América Central e Estados Unidos.

A Yamana têm nove minas em exploração e três projetos em desenvolvimento. A meta da empresa este ano é atingir a produção sustentável de cerca de 2 milhões de onças de ouro.

A Yamana iniciou suas atividades em 2003 no Brasil e, atualmente, está com um quadro de pessoal de 950 colaboradores em regime de CLT e tem uma força de trabalho indireto de cerca de 2.500 terceirizados. É conhecida no mercado por ser uma empresa empreendedora, visionária e capaz de conquistar seus objetivos em pouco tempo.

A JMC – Jacobina Mineração e Comércio (figura 1) é uma das unidades brasileiras da Yamana, localizada na zona rural do povoado de Itapicurú do município de Jacobina - BA. Ocupa uma área de 270 hectáres, onde desenvolve as atividades de extração, beneficiamento e fundição do ouro, possui projetos de pesquisa em quatro minas subterrâneas, são elas: João Belo, Canavieiras , Morro do Vento e Basal e recentemente abriu mais uma no Morro da Lagartixa.

As atividades descritas neste relatório foram realizadas na planta de beneficiamento que é composta por quatro britadores Cônicos METSO HP500, por um britador de mandíbulas METSO C140, um alimentador vibratório METSO MB-073, três calhas vibratórias HAVER & BOECKER, por duas peneiras do tipo banana da SCHENCK PROCESS modelo SLD 2461, duas peneiras vibratórias da SCHENCK PROCESS modelo SKD 1848, alem de todo um jogo de transportadores e alimentadores por correia que se somado o comprimento de todas aproxima-se de 2 km e dois pequenos silos.

Figura 1: Localização da cidade de Jacobina

3 – PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO MINÉRIO

A usina de beneficiamento da Jacobina Mineração e Comércio está passando por várias mudanças com o processo de expansão para permitir uma produção de 10000t/dia. As britagens primária, secundária e terciária, que são o início do circuito, já estão dimensionadas para tal volume de produção, porém, a partir da moagem a produção atual está dimensionada para 6500 chegando até 7000t/dia. A planta de beneficiamento é abastecida pelo minério proveniente das minas de João Belo, Morro do Vento, Basal e Canavieiras. Este minério alimenta a moega (uma espécie de silo de alimentação) que com o auxílio de um alimentador vibratório (figura 2), que é dotado de uma grelha de abertura igual a 125 mm x 500 mm, alimenta o britador primário de mandíbulas C140 da Metso Minerals (figura 3), este trabalhando com APF (abertura na posição fechada) de 112,5 mm. Na entrada da moega existe uma primeira grelha com abertura igual a 600 mm x 600 mm, onde todo material retido é quebrado com a ajuda de um rompedor hidráulico modelo TR – 8 Conception (figura 4). Todo material britado juntamente com o que foi classificado previamente pela grelha do alimentador seguem para a pilha pulmão.

Figura 2: Moega e Alimentador vibratório

Figura 3: Britador Primário C140 Metso Minerals

Figura 4: Grelha na entrada da Moega e Rompedor Hidráulico TR 8

Abaixo da pilha pulmão existem três calhas vibratórias (figura 5), os quais realizam a alimentação da rebritagem.

O material proveniente da pilha pulmão é primeiramente submetido ao peneiramento secundário na peneira de dois decks modelo SKD 1848 (figura 6), onde o primeiro deck deve trabalhar com 55 mm e o segundo com 14 mm. O material retido nesta peneira alimenta a britagem secundária e o passante já segue como produto final da britagem. O britador secundário é um HP500 da Metso Minerals (figura 7) trabalhando com o perfil de britagem standard grosso e ajustado com 25 mm na sua APF.

Figura 5: Calha Vibratória

Figura 6: Peneira Secundária Schenck SKD 1848 – 4880 x 1840

Figura 7: Britador Secundário HP500 STD Metso Minerals

Todo material britado pelo secundário segue e alimenta um silo bipartido com capacidade de aproximadamente, 180 toneladas o qual irá alimentar um conjunto de peneiramento terciário formado por duas peneiras de dois decks tipo banana modelo SLD 2461 (figura 8), com suas inclinações variando de 27 até 4,5º. O primeiro deck deve trabalhar com 25 mm e o segundo trabalha com 14 mm, onde o material passante já é o produto final da britagem e o material retido retorna e alimenta um segundo silo semelhante ao primeiro que irá realizar a alimentação da britagem terciária.

Figura 8: Peneiras Terciárias Schenck SLD 2461 – 2450 x 6100

O britador terciário é também um HP500 (figura 9) da Metso Minerals trabalhando com o perfil de britagem cabeça curta médio e é ajustado com 13mm na sua APF. Existem dois britadores terciários que podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com