TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beneficiamento Textil

Artigo: Beneficiamento Textil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

Recebimento de malha:

É a parte onde é recebido o tecido em cru. Nesta etapa é feita a conferencia de peças, peso e o tipo de tecido, com a respectiva nota fiscal do cliente. São também separadas as partidas através dos letreiros das máquinas de tecelagem para que no decorrer do processo não dê diferença de tonalidade de peça para peça.

Recebimento de malha:

É a parte onde é recebido o tecido em cru. Nesta etapa é feita a conferencia de peças, peso e o tipo de tecido, com a respectiva nota fiscal do cliente. São também separadas as partidas através dos letreiros das máquinas de tecelagem para que no decorrer do processo não dê diferença de tonalidade de peça para peça.

Planejamento, Programação e controle de produção (PPCP):

Neste setor são feitas as programações (O.S) de tingimento conforme as programações enviadas pelos clientes ou representantes. Este setor precisa de todas as informações que são pedidas nos blocos de programação ou via sistema ( web ) para evitar eventuais erros no processo. O PPCP tem como responsabilidade inclusive o controle de produção do tingimento para a verificação de entrega das O S dentro do prazo combinado entre empresa e cliente.

Formação de lote:

Neste setor temos a separação e preparação e pesagem dos lotes de tingimento, conforme programação (O.S) enviada pelo PPCP.

Abridor revisor:

Neste setor é feita a revisão de todo o tecido do cliente em cru, rolo por rolo para ver se tem algum defeito, como furos, falta de fio etc. Que podem causar um rompimento deste tecido na máquina de tingir, ocasionamento assim problemas de manchas no tecido entre outros. Depois de tudo revisado o tecido é costurado uma ponta na outra para assim fazer as cordas de tingimento para as máquinas.

Caldeira:

Este é o principal equipamento de uma tinturaria e estamparia. Se a caldeira parar de funcionar praticamente todas as maquinas irão parar de funcionar por que são alimentadas através de vapor ou fluido térmico e ambos são gerados na caldeira. Ela é abastecida através de cavaco (madeira picada).

Estação tratamento de água

O processo é usado para remover metais pesados, sólidos em suspensão, colóides, quebrar emulsões oleosas, remover graxas e gorduras e complexos orgânicos em geral. O processo destrói, devido à corrente elétrica, as bactérias, vírus, fungos e cistos. Os efluentes são reduzidos a uma água clara, limpa, sem odor e reutilizável.

Relaxadora:

Este equipamento trabalha com água quente e é utilizado para dar choque térmico para minimizar quebras do tecido e ajudar a remover o excesso de óleo no tecido. Para assim depois o encaminhar para o tingimento.

Alvejadora continua:

A máquina de pré alvejamento foi desenvolvida para a produção contínua de branco ou preparação para tingimento de grandes volumes com perfeita reprodutibilidade dos processos, garantindo baixos custos e tempos mínimos de produção.

Tingimento:

Neste setor é onde se aplica o corante ao tecido cru, obedecendo a tipos de máquina, fibras a serem tingidas, capacidade das máquinas para ter um tingimento com eficiência.A máquina de tingimento foi projetada e desenvolvida visando o melhor custo benefício atingindo alto rendimento de produção.

Lavadora continua:

Equipamento utilizado para distorcer elavar o corante hidrolisado ou em excesso do tecido, proporcionamento maior solidez do corante no tecido acabado.

Hidro extrator:

Equipamento utilizado para lavar o corante hidrolisado ou em excesso edistorcer a malha para ficar em forma de balão e evitando assim as estrias e quebras para na calandra o tecido acabar bem liso , dando também amaciamento dos tecidos tubolares.

Secador:

Neste setor o tecido será seco para depois ser enviado para a calandra ou então para a felpadeira e ser feito o devido acabamento.

Felpadeira:

Este processo pode ser aplicado em tecidos 100% poliéster, 100% algodão, poliéster com elastano, 50% poliéster e 50% algodão,tendo como objetivo aumentar o toque e a espessura ou volume do tecido. A felpagem pode ser feita em tecidos abertos ( ramados ) e também em tecidos fechados ( tubolares ) . Temos casos inclusive que para fazer a felpagem ou flanelagem teremos que observar o lado do tecido a ser feito o acabamento. Ex.: os plusch que podem ser felpados tanto no lado liso como no lado da felpa.

Calandra:

Neste setor o tecido vai ser enrolado (Feito o rolo) para determinar a largura e a gramatura solicitadas nas respectivas O.S (ordem de serviços) , que foram feitas conforme informações enviadas pelo cliente. A calandra se subdivide em duas, que são a calandra BRILHO e a calandra COMPACTADEIRA.

Calandra brilho:

Equipamento utilizado para dar largura e gramatura, dando aspecto de lisura e brilho sendo utilizado normalmente em tecidos 100% poliéster ou poliéster com viscose.

Calandra compactadora:

Equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com