TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios Da Banana

Casos: Benefícios Da Banana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Ambos são produções do pintor belga Réné Magritte. O da esquerda foi pintado entre 1928 e 1929, se chama A traição das imagens e traz a inscrição Isto não é um cachimbo". O da direita data de 1966, se chama Os dois mistérios e nele está representado o quadro anterior. O filósofo Michel Foucault nomeou um de seus livros com a inscrição de Magritte. Assim, o livro de Foucault chamado Ceci n est pas une pipe, de 1968, analisa e comenta os quadros para refletir sobre o nosso velho hábito de linguagem que toma a imagem pela própria coisa" (FOUCAULT, M. Isto não é um cachimbo. Trad. Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, pag. 20).

Resposta

a.

Assim como Magritte pinta um cachimbo e nega sua própria criação, como um ato de protesto vanguardista, Foucault também escreve sobre a linguagem para em seguida negar a significação das palavras escritas, como forma de protesto anti-filosófico.

b.

As produções de Magritte e Foucault se formulam a partir do caráter simbólico dos signos em geral, que permite negar o seu próprio valor sem destituir a mensagem de sentido.

c.

As produções de Magritte e Foucault procuram nos conscientizar sobre o caráter concreto dos ícones, que acabam por substituir uma realidade, e que podem ser colocados no lugar da mesma para desempenhar funções criativas e comunicativas.

d.

As produções de Magritte e Foucault procuram nos conscientizar sobre o caráter representativo dos signos que não constituem uma realidade, mas que nos dão uma visão de mundo, uma maneira de olhar para o mundo e de se relacionar com ele.

e.

As produções de Magritte e Foucault se formulam a partir da correspondência completa entre signos e realidade concreta, fato que permite a afirmação lúdica do quadro e a reflexão filosófica do livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com