TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Da Banana

Trabalho Universitário: Trabalho Da Banana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  1.815 Visualizações

Página 1 de 2

Na cidade de “Cachos de ouro”, famosa pelo volume, variedade e da qualidade das bananas que produz, encontram-se três fábricas de doce de banana que competem no mesmo mercado. A QUALIDOCE, a mais tradicional das três, produz doces de alta qualidade e detêm 30% do mercado. Sua comunicação sempre foi fortemente orientada por apelos de qualidade, os quais os consumidores reconhecem como legítimos ao usarem o produto. Dessa forma, com o passar dos anos, a marca QUALIDOCE se transformou em sinônimo de qualidade para os consumidores. A boa imagem da marca permite que seus preços sejam, em média, 20% mais caros que os preços da concorrência. Dentre os três fabricantes a QUALIDOCE é a que apresenta a maior rentabilidade. Tudo isso faz com que ela seja um padrão de referência no mercado.

A BANANA POP é a que detém maior participação de mercado: 60%. Ela luta desesperadamente para conquistar reputação semelhante à QUALIDOCE. Gasta pesadas somas em propaganda para incutir nos consumidores a ideia de que seus produtos são tão bons quanto aos da QUALIDOCE. No entanto, segundo o Diretor de Marketing, “isto até agora parece só ter feito reforçar a posição do concorrente”. A participação de mercado da BANANA POP só se tem mantido graças a um preço 20% menor que os produtos da QUALIDOCE, o que tem prejudicado a sua rentabilidade. Na última pesquisa realizada pela Agência “Fala mercado”, a BANANA POP foifortemente associada a “produto popular” e de “baixo preço”, ficando longe da QUALIDOCE no que se refere à imagem de qualidade.

A terceira fabricante é a PRO-LIGHT, cuja participação de mercado é inferior a 10%. A PRÓ-LIGHT fabrica produtos com baixas calorias. Dirigidos a um público preocupado em manter a forma, sem deixar de comer doces. Esta empresa foi a última das três a entrar no mercado. Sua marca gradativamente vai se consolidando, mas seus investimentos em comunicação ainda tem sido altos. Por isso sua rentabilidade ainda não é a desejada. A direção da empresa está consciente, no entanto, de que embora sua participação de mercado no futuro não deva ultrapassar os 10%, sua rentabilidade melhorará quando o produto for definitivamente conhecido e aceito pelo público visado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com