TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bens Industriais

Dissertações: Bens Industriais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

Bens Industriais

EMBALAGEM PARA BATATA CHIPS

BREVE HISTÓRICO DO DESIGN DE EMBALAGENS

Com o desenvolvimento da indústria, comércio e principalmente da sociedade, onde o simples fato do relacionamento entre consumidor e comerciante baseava-se na confiança deste último deixou de acontecer, e com isso passou a depender da influência da publicidade e das embalagens que eram encomendadas pelas fábricas.

O design de embalagem deve possuir como princípio básico, que o produto atenda e satisfaça as necessidades e expectativas dos seus consumidores.

Um grande fator que ajudou a acelerar a tendência da utilização da embalagem individual entre os anos de 1910 a 1919 foi o fato de sua fácil distribuição durante a Primeira Guerra Mundial, pelo fato da distribuição de alimentos as tropas que se encontravam em guerra. Com isso as técnicas para a produção das embalagens melhoraram, inclusive ao processo de lacramento das embalagens.

Ao contrário do que aconteceu entre os anos de 1910 a 1919, onde a Primeira Guerra Mundial trousse para o mundo as embalagens o seu ápice no desenvolvimento, a segunda guerra mundial trouxe aspectos muitos negativos que regrediram o design de embalagens.

Com o surgimento dos supermercados na década de 50, as embalagens tiveram um novo incentivo, pois elas necessitavam de uma fácil e rápida identificação e que se vendessem a si próprias.

Então, foi neste momento que a embalagem passou também a ser mais um instrumento da publicidade, já que ela se utiliza de um conjunto de valores para ser lembrada pelo seu consumidor.

Somente na década de 80 foi que os designers perceberam que as embalagens podiam fazer parte da marca, graças as novas tecnologias de corte e dobra de matérias diversos a criatividade dos designers se superou trazendo assim uma inovação no mercado de embalagens.

Com a saturação elevada no mercado de embalagens, os designers acabaram chegando aos seus extremos para poder atrair a atenção do consumidor, porem um outro grande fator negativo veio acompanhando o mercado de embalagem desde a década de 50 que é a preocupação com o meio ambiente, iniciando-se assim a preocupação na fabricação de embalagens recicláveis e biodegradáveis.

O DESIGN DE EMBALAGEM COMO COMPONENTE DE MARKETING E PROPAGANDA

A embalagem hoje mais do que nunca é um componente muito importante para os produtos de consumo, pois na embalagem a primeira impressão que o consumidor tem, e por mais que o produto possua qualidade, se sua embalagem não for adequada ao seu consumidor alvo, aos seus costumes, suas atitudes (tanto em seu design de produto, quanto no seu design de embalagem.), o produto será um fracasso de vendas. O design de embalagem agrega valor ao produto, a embalagem bem formulada, acaba se comunicando com o seu publico alvo.

Considerando que, muitos dos produtos que vemos nos supermercados não possuem qualquer investimento em propaganda, a embalagem acaba se tornando o seu único meio de comunicação entre o produto e o seu consumidor, sendo assim, muitas empresas investem em suas embalagens tornando-as mais chamativas e diferenciadas de seus concorrentes.

A EMBALAGEM E O SEU PRINCIPIO VISUAL

Com o surgimento dos supermercados, onde os produtos ficam estocados uns aos lados dos outros e sem terem a influencia de um vendedor como acontecia em anos anteriores, os designers foram obrigados a produzir embalagens diversificadas para se distinguirem dos seus concorrentes e assim, conquistarem os consumidores.

Para chamar a atenção dos consumidores as embalagens no seu inicio utilizavam de elementos gráficos como: bordas ornamentais e rebuscadas, letras elaboradas, brasões, selos entre outros, foram alguns dos elementos mais utilizados no século passado.

Sabemos que o consumidor é um Ser - Humano, e como tal, ele deseja para si próprio e para seus conhecidos o melhor, o mais bonito, mais chamativo, por isso a embalagem é tão importante, para que os produtos sejam vistos nas prateleiras dos supermercados, para que se destaquem e chame a atenção do consumidor, ele deve ter um excelente design, para que o seu consumidor seja atraído pelo produto e acabe que, consumindo-o.

Outro fato que fortalece a utilização da embalagem como meio de propaganda é o fato de que empresas de pequeno porte, que não possuem uma verba de comunicação que possa trazer resultados para a venda de seus produtos, a utilizem cada vez mais como meio de comunicação entre produto/consumidor.

Além da utilização do próprio design de embalagem para vender o produto, ele também serve para levar ao consumidor mais informações como as famosas “Leve 100g, pague apenas 80g”, ou então, “premiar” o consumidor com receitas no verso das embalagens, series especiais e limitadas das embalagens, muito utilizadas pelas empresas de cigarros e bebidas em geral, entre outras.

Sabemos que a embalagem é um poderoso recurso de marketing, pois com a utilização de novos materiais, processos de fabricação de rotulagens, sistemas de abertura nas embalagens e de sua diferente exposição nas gôndolas dos mercados, tudo isso, contribuirá para a conquista e fidelização do consumidor.

AS CORES NAS EMBALAGENS

Existe uma serie de fatores que influenciam na escolha de um produto, entre eles podemos citar alguns como a utilização das cores corretas para um determinado produto e ou público-alvo.

A utilização das cores é uma das formas mais edificasses para se persuadir o consumidor, afinal cada cor leva para o consumidor “emoções”, como por exemplo, o emprego da cor vermelha, que por se tratar de uma cor forte, estimulante, quente, que transmite uma sensação de calor e energia, é muito utilizada principalmente em alimentos e bebidas, como podemos ver nitidamente nas embalagens das batatas Ruffle’s.

VERMELHO: Associação afetiva: dinamismo, força, baixeza, energia, revolta. Movimento, barbarismo, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixão, vulgaridade, poderio, vigor, gloria, calor, violência, dureza, excitação, ira, interdição, emoção, ação, agressividade, alegria comunicativa, extroversão. BRANCO: Associação afetiva: ordem, simplicidade, limpeza, bem, pensamento, juventude, otimismo, piedade, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modéstia, deleite, despertar, infância, alma, harmonia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com