TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bia

Trabalho Universitário: Bia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

Bacterias Gram positivas

No mundo das bactérias, as Gram-positivas são uma minoria. Geralmente, elas são sensíveis à penicilina e, normalmente, são lentas no desenvolvimento de resistência a este antibiótico. Algumas bactérias Gram-positivas (por exemplo, certos estreptococos) podem penetrar profundamente no tecido, enquanto outras causam danos através da produção de substâncias extremamente tóxicas (por exemplo as toxinas produzidas por Clostridium botulinum).

As três infecções causadas por bacilos Gram-positivos são a erisipelotricose, a listeriose e o carbúnculo.

Antraz gastrointestinal (bactéria Bacillus anthracis, que pode infectar a pele, os pulmões e o aparelho gastrointestinal.)

O carbúnculo é uma doença muito contagiosa e potencialmente mortal. Em geral, transmite-se às pessoas através de alguns animais, em especial as vacas, as cabras e as ovelhas. As bactérias inactivas (esporos) podem sobreviver na terra e nos produtos animais (como a lã) durante décadas. Apesar de habitualmente as pessoas se infectarem através da pele, podem, no entanto, fazê-lo também comendo carne contaminada ou inalando esporos ou bactérias.

A forma mais rara da doença, resultando da ingestão de carne contaminada e na presença de algum pequeno ferimento na faringe ou no intestino, permite á bactéria invadir a parede intestinal. A toxina bacteriana causa sangramento e necrose dos gânglios próximos ao intestino. A infecção generalizada ocorre então, com alta taxa de mortalidade.

Sintomas

Os sintomas podem ocorrer de 12 horas a cinco dias após a exposição à bactéria. A infecção cutânea começa com uma protuberância de cor castanho-avermelhada que aumenta de volume e apresenta um considerável edema nos bordos. A referida saliência transforma-se numa bolha, endurece e depois rompe-se no centro, libertando um líquido claro antes de formar uma crosta negra (escara). Os gânglios linfáticos da área afectada podem inchar, a pessoa sente-se doente e por vezes tem dores musculares, dor de cabeça, febre, náuseas e vómitos.

A carbunculose gastrointestinal é rara. As bactérias podem crescer na parede intestinal e libertar uma toxina que provoca uma grande hemorragia e morte do tecido. A infecção pode revelar-se mortal se se propagar até à corrente sanguínea.

O conhecimento de que um indivíduo esteve em contacto com animais ajuda o médico a estabelecer o diagnóstico. Para diagnosticar uma infecção pulmonar, ele pode colher uma amostra de expectoração para cultura; contudo, o laboratório nem sempre consegue identificar as bactérias. Por vezes começa-se o tratamento quando se suspeita da infecção, ainda que não se disponha da sua confirmação analítica.

Uma infecção de carbúnculo cutâneo trata-se com injecções de penicilina, ou então com tetraciclinas ou eritromicina oral. As infecções pulmonares devem ser tratadas com penicilina endovenosa. Podem também administrar-se outros antibióticos. É igualmente possível utilizar corticosteróides para reduzir a inflamação pulmonar. Se o tratamento se atrasa (geralmente devido a um diagnóstico incorrecto), é possível que o doente morra.

Listeriose?

Listeriose é uma infecção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com