TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografias - Teorias Administração

Exames: Bibliografias - Teorias Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Jules Henri Fayol

Jules Henri Fayol nasceu em 29 de julho de 1841 em Istambul e faleceu em 19 de novembro de 1925 em Paris. Formado em Engenharia de Minas, começou a atuar nesta area com 19 anos na na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry que estava prestes a falir.

Henri desempenhando seu papel como gestor conseguiu elevar os resultados da empresa, com isso em 1888 foi promovido a diretor e permaneceu até 1918 neste cargo.

Após adquirir inumeras experiências sendo o gestor de uma das maiores empresas da França na época, Henri publicou seu livro em 1916 que foi um marco sobre o pensamento da administração - Administration Industrielle et Générale.

Henri Fayol foi um dos primeiros que analisou a atividade empresarial e consequentemente definiu quais seriam as principais tarefas de um gestor, sendo elas: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Criou uma ligação entre a teoria empresarial e a estratégia e percebeu a necessidade da gestão aperfeiçoar as qualidades de liderança. Para Fayol estes principios podem ser utilizados em empresas de diferentes tipos e tamanhos. Ele aperfeiçoou suas teorias e chegou a 14 principios utilizados de base para os proximos autores subsequêntes sobre a gestão .

Frederick Winslow Taylo

Nasceu em 1856 e faleceu em 1917, Taylor foi nomeado o pai da gestão cientifica do trabalho e o condutor do estudo do movimento e do tempo.

Sua carreira teve inicio como operário e após algum tempo se tornou o engenheiro chefe na companhiade aço Midvale Steel Works. Tempos depois tornou-se consultor e realizou suas experiencias famosas na empresa Bethlehem Steel Works de Pittsburgh. Ele acreditava na eficiencia produtiva em relação a melhoria da medição dos tempos.

Para Taylor existia uma maneira melhor de realizar uma tarefa, os gestores deveriam supervisionar o trabalho, de acordo com o desempenho do funcionaria utilizavam a recompensa ou punição. Para ele as principais funções basicas de um gestor era planejar e controlar.

George Elton Mayo

O Australiano nasceu em 1880 e faleceu em 1949, Elton foi considerado o fundador do movimento das relações humanas, se opondo ao trabalho de Taylor sobre os principios cientificos. Suas teorias são baseadas em suas proprias experiências sobre o que motiva os empregados.

Elton formou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, tambem ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland, no decorrer da primeira década do século.

Mayo emigrou para os Estados Unidos em 1923, onde começou a trabalhar com pesquisas em uma empresa têxtil da Pensilvânia e tornou-se professor em Pesquisa Industrial na Harvard University.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »