TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biocombustíveis

Trabalho Escolar: Biocombustíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC

DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

DÉBORA TITONELI, DIANA TEIXEIRA, GUILHERME R. SOUZA, JESSICA GRILLE, MÔNICA BAIÃO, RAFAELLA SOUSA, SARA CERQUEIRA

BIOCOMBUSTIVEIS

Projeto de pesquisa apresentado ao curso da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, no requisito da disciplina Sistema de Informação Geografica.

Professor: Leonardo

Leopoldina, MG - Brasil

Abril de 2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PRINCIPAIS BIOCOMBUSTIVEIS 4

2.1 – ETANOL 5

2.2 – BIODIESEL 8

3 FLORESTAL, DE RESÍDUOS E DE DEJETOS AGROPECUÁRIOS E DA AGROINDÚSTRIA.CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1 INTRODUÇÃO

O consumo de energia mundial tem vindo a crescer de forma contínua, acompanhando, de modo geral, o aumento da população e a industrialização dos países. Para suprir esse consumo, a sociedade e a economia global dependem nos dias que correm, fortemente, de um modelo energético baseado na utilização de combustíveis fósseis.

Conforme dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo é de origem fóssil: carvão mineral, petróleo e gás natural. Porém, essas substâncias, além de extremamente poluentes, são finitas, ou seja, irão se exaurir da natureza. Portanto, o desenvolvimento de novos combustíveis, cuja origem seja renovável, é de fundamental importância. Nesse sentido, os biocombustíveis surgem como uma alternativa eficaz.

É neste contexto, que surge a necessidade de se investir na pesquisa e no desenvolvimento de novas fontes de energia alternativa como, por exemplo, os biocombustíveis.

Nesse cenário energético mundial, a agroenergia se destaca como a grande alternativa e o Brasil reúne todas as condições necessárias para liderar, à nível mundial, a agricultura de energia, o mercado de bionergia e de biocombustíveis.

Os biocombustíveis ou agrocombustíveis podem ser definidos como combustíveis que contêm um teor de energia proveniente de uma fonte biológica. São, portanto produzidos a partir de diversas fontes de biomassa, tais como materiais vegetais, tipos de colheitas e óleos vegetais reciclados ou resíduos dos mesmos. Podem ser utilizados em motores de combustão interna, como complementos da gasolina ou do gasóleo ou, até mesmo, como substitutos destes combustíveis na sua totalidade.

Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis oriundas de produtos vegetais e animais, que significa dizer que permitem a ciclagem da matéria na natureza. As principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, sorgo, dendê, semente de girassol, mamona, milho, mandioca, soja, aguapé, copaíba, lenha, resíduos florestais, excrementos de animais, resíduos agrícolas, entre outras.

É justamente a possibilidade de se utilizar materiais que até então eram considerados lixo como matéria-prima para biocombustíveis que atrai tantas expectativas.

O que trouxe de volta toda essa discussão em torno de fontes de energia limpa e biocombustíveis é a necessidade de se reduzir as emissões de poluentes devido aos diversos problemas ambientais (como o Efeito Estufa) e de saúde pública (como doenças provocadas pela poluição). Fato que só se concretizará com uma mudança significativa nos padrões de consumo atuais e um maior investimento no transporte público em detrimento do transporte individual.

Apesar de existirem diversos tipos de biocombustíveis no mercado atual, os dois que têm maior destaque em termos de volume de produção e consumo são o biodiesel e o bioetanol.

2 PRINCIPAIS BIOCOMBUSTIVEIS

Com relação aos biocombustíveis, destacam-se o etanol, proveniente da cana-de-açúcar e o biodiesel de óleos vegetais, de gorduras animais e vegetais, de biomassa.

Os biocombustíveis como o biodiesel e o etanol (álcool etílico), têm aparecido com frequência na mídia como alternativas para contenção do aquecimento global. Isso acontece porque os biocombustíveis permitem uma ciclagem do gás carbônico (CO2), apontado como um dos vilões do aquecimento global.

Veja no quadro a baixo o que ocorre quando se usa um biocombustível.

Como se pode ver na figura 1, o CO2 eliminado pelo veículo é reutilizado pelas plantas para a produção de mais biomassa, através da fotossíntese.

Parte dessa matéria orgânica produzida é usada para a produção de mais biocombustível, com devolução de CO2 para a atmosfera. Dessa forma, o equilíbrio consumo-liberação de CO2 pode ser estabelecido e a concentração do CO2 pode estabilizar.

Com os combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel, carvão, gás natural) esse equilíbrio não acontece.

Figura 1

2.1 – Etanol

O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.

A Tabela a seguir mostra as principais características do etanol.

Fórmula CH³CH²OH

Estado Físico Líquido

Forma Límpido

Cor Icolor

Odor Característico

pH Neutro

Ponto de Ebulição 78,4ºC

Ponto de Fusão -114,5ºC

Densidade 0,806 – 0,810 g/cm³

Solubilidade: água Solúvel

A maioria do bioetanol é produzida por um pequeno grupo de países, dos quais são de destacar os Estados Unidos da América – EUA, Brasil, China, França,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com