TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofisica

Trabalho Escolar: Biofisica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1: Assista ao vídeo a seguir, sobre o processo doloroso:

Passo 2: Agora é o momento de trocar idéias com os colegas, de compartilhar e discutir as análises feitas por cada um, enfim, de aprofundar as reflexões. Acesse o Fórum Geral do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para discutir e responder às seguintes questões:

• Que elementos relacionados a exercícios, alongamento, recursos terapêuticos contribuem para a eficácia do tratamento fisioterapêutico?

R: Os benefícios promovidos por esses elementos ajudam nos tratamentos fisioterapêutico do paciente; por elementos como fototerapia, eletroterapia, termoterapia, entre outros, elementos que tem a função de produzir transferência de calor aumentando o fluxo sanguíneo, relaxamento muscular, auxilio na redução de edemas, hematomas, entre outros recursos terapêuticos que contribuem para a eficácia do tratamento do paciente.

• Como não sobrepor a atuação do fisioterapeuta sobre o diagnóstico médico encaminhado nesses casos? Ou seja, quando acaba a atuação do médico e quando se inicia a do fisioterapeuta?

R: Quando o fisioterapeuta recebe o encaminhamento do medico, analisa o paciente sob sua capacidade física e funcionalidade; tem todo um procedimento a ser realizado, e a partir de um diagnostico o fisioterapeuta vê o tratamento adequado para este paciente.

Etapa 1) Em um primeiro atendimento, você, fisioterapeuta, deve se interar com as queixas relatadas pelos pacientes portadores de dor músculo-esquelético aguda e iniciar a proposta terapêutica. Todo o procedimento realizado deve constar no relatório, desde os relatos feitos pelo paciente até a intervenção fisioterapêutica. Para melhorar um desconforto de dor músculo-esquelético aguda, você inicia o tratamento com alguns procedimentos e recursos terapêuticos. Assim:

• Descreva os sintomas tipicamente relatados por pacientes portadores desse tipo de processo doloroso:

R: Os sintomas dessas dores no músculo esquelético estão relacionadas a tensão e stress do dia a dia , ou seja , pode ser a partir de uma doença crônica, dores de cabeça , quando trata-se de uma dor aguda e causada pelas lesões, são dores intensas que geram inflamação .

• Descreva a intervenção fisioterapêutica (ou seja, os procedimentos e recursos terapêuticos) a ser utilizada nesses casos:

R: há recursos terapêuticos a serem utilizados nesses casos, como por exemplo, a aplicação do calor e frio (termoterapia, crioterapia), termoterapia, pode ser utilizada para aliviar a dor do paciente a partir de uma bolsa térmica se a dor for superficial, massoterapia com o objetivo de proporcionar o alívio da dor, Hidroterapia, entre outros.

Etapa 2) Após a primeira sessão de fisioterapia, o paciente retorna e relata seus sintomas e a eficiência do tratamento usado. Em seguida, novas sessões serão realizadas, e a adequação do atendimento fisioterápico vem com o relato de melhora de seu paciente. Todos os dados são anotados em seu relatório e a conduta fisioterapêutica segue até o número final de sessões prescritas pelo médico. Por isso, detalhe em seu relatório:

• Que melhora se espera nesse perfil de paciente desde a 1ª sessão?

R: Que haja a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com