TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Getulio Vargas

Tese: Biografia de Getulio Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Getúlio Vargas

Ex-presidente brasileiro

Biografia de Getúlio Vargas:

Getúlio Vargas (1883-1954) foi presidente do Brasil. Criou inúmeras leis trabalhistas, entre elas, o salário mínimo e as férias remuneradas. Assumiu o poder no dia 3 de novembro de 1930, como líder da Revolução que derrubou o presidente Washington Luís e mudou os rumos da história do país. Começou a "Era Vargas". Levado ao poder por uma junta militar, Getúlio assumiu o governo provisório, que se estendeu até julho de 1934, quando finalmente foi eleito presidente pela Assembléia Constituinte. Getúlio concentrou em seu poder todas as decisões do país. Em novembro de 1937 estava instituída uma ditadura no Brasil, que durou até 29 de outubro de 1945 quando Getúlio foi deposto pelos militares.

Em 1951 Getúlio volta à presidência da República, desta vez pelo voto popular. Era a "Nova Era Vargas". Consolida-se o populismo, volta a amparar os trabalhadores assalariados e defender as riquezas nacionais. Autoriza o aumento de 100% do salário mínimo, provocando revolta entre os patrões. Critica a remessa do lucro das empresas estrangeiras para fora do país. Sua política era questionada pelas empresas instaladas no Brasil.

Diante da ameaça que Getúlio representava para o capital internacional, a oposição começou a se articular. O principal partido de oposição a UND (União Democrática Nacional), liderada por Carlos Lacerda e que havia perdido as eleições, tornou-se o principal instrumento de contestação ao Governo. No dia 5 de agosto de 1954 Carlos Lacerda sofreu um atentado e o resultado foi a morte do major Rubens Vaz. As investigações provaram que o arquiteto do plano foi Gregório Fortunato, o fiel guarda pessoal de Getúlio.

As pressões aumentaram, manifestações militares exigiam a renúncia de Vargas. No dia 24 de agosto, Getúlio recebe um ultimato do ministro da guerra, exigindo seu afastamento. Isolado no Palácio do Catete, Getúlio redige o testamento e suicida-se com um tiro no coração.

Getúlio Vargas (1883-1954) nasceu no dia 19 de abril em São Borja, Rio Grande do Sul. Ingressa no 6º Batalhão de Infantaria em São Borja, sendo logo promovido a Sargento. Matricula-se na Escola Preparatória e de Táticas do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Participa da Guerra entre Brasil e Bolívia. Em 1904 ingressa na Faculdade de Direito de Porto Alegre. Depois de formado volta para São Borja, onde exerce a advogacia.

Inicia-se na política em 1909 como deputado estadual pelo Partido Republicano do Rio Grande do Sul (PRR). Reelege-se em 1913 e em 1922. Ocupa uma cadeira na Câmara federal. É o Ministro da Fazenda do governo Washington Luís. Em 1928 elege-se para o governo de seu estado.

Candidato pela Aliança Liberal à Presidência da República, é derrotado. Comanda a Revolução de 1930, que derruba Washington Luís. Governou o país nos 15 anos seguintes. Na Presidência adota uma política nacionalista, moderniza a economia e cria o Ministério do Trabalho. Em 1937, instala a ditadura do Estado Novo, com forte repressão política. Em 1945, é derrubado pelos militares. Contribui para a formação do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e torna-se senador.

Em 1950 elege-se presidente pelo PTB. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com