TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioma Do Cerrado

Monografias: Bioma Do Cerrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................

2 IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO BIOMA CERRADO

3 A IMPORTÂNCIA SOCIAL, CULTURAL E ECONOMICA DO BIOMA DO OESTE EM ESCALAS GLOBAL, NACIONAL E REGIONAL

4 ESTADO ATUAL DO BIOMA DO CERRADO...........................................................

5 REFERENCIAS..........................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

Bioma Cerrado na Região de Barreiras Bahia.

O município de Barreiras - BA está localizado em uma das regiões mais ricas em recursos hídricos do Nordeste Brasileiro, nele está inserida a maior bacia da margem esquerda do Rio São Francisco, a Bacia do Rio Grande, além de outras microbacias (IBGE, 2008). Presente dentro do Bioma Cerrado, esta região faz parte de um bioma que ocupa aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados, ou seja, aproximadamente 24% do território brasileiro, e apresenta grande diversidade de espécies de plantas e animais devidos principalmente a este grande espaço que abrange.

2 IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO BIOMA CERRADO.

Denominado como o “Berço das Águas”, o Cerrado é um ponto de estudo muito importante, não só pelas características de diversidade de fauna e flora, mas também pelo seu alto potencial hídrico. Este bioma possui grandes quantidades de nascentes e córregos que dão origem ou contribuem para existência das três maiores bacias hidrográficas do Brasil (ISPN,2008; WWF, 2008).

Por conta disto, possui diversas formações vegetais entre elas a vegetação ciliar. Apresentando tal importância, e com a ocupação desordenada e a utilização dos seus recursos sem consciência ambiental, cresce a preocupação com a degradação deste Bioma.

O cerrado no estado da Bahia é uma paisagem bem diferente das demais existentes, contrastando principalmente com o semi-árido. Possui também acentuada diferença no que diz respeito à estrutura geomorfológica: planaltos com topos aplainados, que são propícios para a mecanização da agricultura. Essa é uma das características principais para a implantação da moderna agricultura na região, além de possuir uma vasta rede hidrográfica em todo seu território.

Como em muitas cidades do Brasil, o município de Barreiras - BA também enfrenta

graves problemas ambientais, devido à constante expansão agrícola e urbana sem correto planejamento, e por consequência, sem os devidos cuidados e atenção com a vegetação ciliar,que de acordo com a legislação deve ser conservada, pois se enquadra na categoria de Área de Preservação Permanente (APP).

A implementação da moderna agricultura no espaço dos cerrados baianos foi um dos poucos fatos econômicos ocorridos no território do Estado, responsável pela mudança do perfil econômico político e geográfico da produção agrícola no Oeste da Bahia. Fato esse que marcou a incorporação da região como área produtiva no cenário econômico nacional, atendendo ao movimento de expansão do capital para a criação de uma nova fronteira agrícola. Com o auxílio das forças econômicas e políticas dominantes da região, atuando com o apoio de organismos do Governo do Estado.

Com tudo isso o cerrado tem sofrido nos últimos tempos um processo de degradação de seus recursos naturais tanto em espécies da flora em virtude do uso desenfreado das queimadas provocadas em virtude da expansão da agricultura em áreas de cerrado.

Outro fator existente que leva a degradação do cerrado é a contaminação de seus solos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras gera processos que prejudicam a fertilidade das terras bem como em decorrência posterior as chuvas que carreiam quantidades significativas desse material contaminante para os cursos de água, acarretando a inviabilidade de consumo dessa água por parte dos moradores locais assim como causando a morte de espécies da fauna terrestre que fazem uso desse recurso para sua sobrevivência.

3 A IMPORTÂNCIA SOCIAL, CULTURAL E ECONOMICA DO BIOMA DO OESTE EM ESCALAS GLOBAL, NACIONAL E REGIONAL.

Os biomas são sistemas em que o solo, o clima, o relevo, a fauna e demais

elementos da natureza interagem entre si formando tipos semelhantes de cobertura

vegetal, como as florestas tropicais e temperadas, pradarias, desertos e tundras entre outros.

Em escala planetária, os biomas são unidades que evidenciam grande homogeneidade na natureza de seus elementos.

Essas particularidades fazem com que algumas vegetações embora parecidas

entre si, mostrem-se distintas, sendo que cada uma delas possuem importâncias no

contexto local de influencias nas características naturais, bem como influenciam na

vivencia de moradores locais, que interagindo direta ou indiretamente, podem vir acausam degradação ao meio onde vivem.

Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica avifauna compreende cerca de 837 espécies. Os números de peixes (1200 espécies), répteis (180 espécies) e anfíbios (150 espécies) são elevados. O número de peixes endêmicos não é conhecido, porém os valores são bastante altos para anfíbios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com