TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica Metabolica

Monografias: Bioquimica Metabolica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 6 – Determinação de ferro no sangue

Fe: micronutriente; organismo necessita; ingestão dos alimentos.

Fç do Fe no organismo: trocas gasosas através da hb, fixação de O2 nas fibras musculares, produção de enzimas e homeostase.

Baixa concentração de Fe sangue: Anemia ferropriva, infecções crônicas, neoplasias, hipoprotenemias, mestruação, etc.

Alta concentração de Fe sangue: Anemia sideroblastica, talassemia, hepatite aguda, etc.

Introdução

O ferro e a capacidade total de fixação do ferro (CTFF) determinam-se em conjunto para identificar a quantidade de ferro transportada no sangue. Em pessoas com anemia, estes testes podem ajudar a determinar se esta se deve a deficiência de ferro ou a outra causa , como doença crônica. Os testes que avaliam o ferro não se realizam por rotina, no entanto, se a hemoglobina e o hematócrito se encontram anormalmente baixos, a determinação do ferro pode ser útil para determinar a causa da anemia. Os testes que avaliam o ferro também podem ser utilizados em casos de deficiência de ferro, de forma a verificar se o ferro esta a ser absorvido corretamente e para saber quando se deve suspender o tratamento. O teste também pode ser solicitado quando existe uma suspeita de excesso de ferro. Se tem sintomas que possam ser provocados por hemocromatose os testes que avaliam o ferro representam o melhor método para determinar o diagnostico. Numa criança que ingeriu comprimidos de ferro, a determinação dos níveis de ferro é a única forma de avaliar a gravidade da intoxicação. Uma concentração de ferro baixa com uma concentração de transferrina ou CTFF elevada deve-se normalmente a uma deficiência de ferro. Em casos de doenças crónicas, tanto o ferro como a transferrina ou CTFF encontram-se normalmente baixos. Uma baixa concentração de ferro pode provocar anemia e deve-se normalmente a hemorragias graves ou de longa duração, gravidez, crescimento rápido (nas crianças), ou alimentação muito pobre em ferro. Uma elevada concentração de ferro pode acontecer como o resultado de múltiplas transfusões de sangue, administração intravenosa de ferro, intoxicação, doença hepática ou doença renal. Também pode dever-se à doença genética, hemocromatose.

Metodologia:

Método enzimático Labtest

Material utilizado:

3 tubos de ensaio

Espectrofotômetro

Pipeta automática

Tampão nº 2

Soro

Padrão nº 2

H20 deionizada

Ferrozine

Procedimento:

Primeiro marcamos os três tubos de ensaio com seus respectivos nomes “Branco, teste e padrão”, em seguida pipetamos 2000ml de tampão nº 2 em casa tubo.

No tubo teste pipetamos 500ul de soro, no tubo padrão pipetamos 500 ul de padrão nº 2, e por últimos pipetamos 500ul de h20 deionizada no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com