TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica Metabolica

Por:   •  13/9/2015  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 4

(1°) Metabolismo são reações químicas que ocorrem dentro das células do nosso organismo, e tem como função de transformar ou produzir moléculas. O metabolismo se apresenta de duas formas em nosso metabolismo, em catabolismo os nutrientes contendo energia como, carboidratos, gorduras, e proteínas, são transformados em produtos finais pobres em energia como, CO2, H2O, NH3. Já em anabolismo ocorre a síntese de moléculas para obtenção de energia, por exemplo, moléculas complexas como proteínas, polissacarídeos, lipídeos, são sintetizados de moléculas precursoras como aminoácidos, glicídeos, ácidos graxos, e bases nitrogenadas, com a intenção de obtenção de energia nas duas formas, como exemplo o catabolismo que são produzidos energia química como ATP, e NADH para processos de anabolismo.

(2°) A regulação enzimática ocorre a partir de duas enzimas, quinase, e fosfatase, que fará a fosforilação oxidativa, onde a quinase retira um grupo fosfato do ATP (Adenosina Trifosfato) com o objetivo de deixar uma enzima ativa, remove-se um grupo fosfato em sua estrutura, nessa fosforilação o ATP perde um grupo fosfato e forma o ADP (Adenosina Difosfato), onde o grupo fosfato que se perdeu à partir do ATP para o ADP se unam na enzima inativa, transformando ela em uma enzima ativa adicionando-se o grupo fosfato em sua estrutura, que se originou na fosforilação entre ATP e ADP. Já na fosfatase ocorre o efeito reverso, que é inativar a enzima retirando o grupo fosfato de sua estrutura.

(3°) A bioenergética descreve a transferência e a utilização da energia em sistemas biológicos. Ela utiliza algumas ideias básicas da termodinâmica, em especial o conceito de energia livre. Mudanças na energia livre (∆G) fornecem uma medida da possibilidade, em termos energéticos, de que uma reação química ocorra e nos permitem, portanto, prever se uma reação ou processo pode acontecer. A bioenergética preocupa-se apenas com os estados energético inicial e final dos componentes da reação e não com o mecanismo de uma alteração química ou com o tempo necessário para que ela ocorra. Em suma, a bioenergética prediz se um processo é possível, enquanto a cinética avalia quão rapidamente a reação acontece.

(4°) As principais enzimas dos intermediários metabólicos das reações, doam elétrons a coenzimas específicas como, nicotinamida-adenina-dinucleotídeo (NAD+), e flavina-adenina-dinu-cleotídeo (FAD), formando as coenzimas reduzidas ricas em energia, NADH e FADH 2 . Essas coenzimas reduzidas, por sua vez, podem doar cada uma, um par de elétrons a um grupo especializado de carregadores de elétrons, coletivamente denominados cadeia transportadora de elétrons.

(5°) Principais transporte de ATP-ADP. A membrana mitocondrial interna requer transportadores específicos para transportar o ADP e o Pi do citosol (onde o ATP é utilizado e convertido em ADP em muitas reações que requerem energia) para dentro da mitocôndria, onde o ATP pode ser novamente sintetizado.

(6°) Referente ao Glicogênio:

a) Glicogênio é um armazenador de aminoácidos, que serve como reserva de energias, para quando as células precisarem de energia para os processos metabólicos.

b) O glicogênio é sintetizado a partir das moléculas de α-D-glicose. O processo ocorre no citosol e requer energia fornecida pelo ATP (para a fosforilação da glicose) e trifosfato de uridina (UTP). Os principais estoques de glicogênio no corpo se encontram nos músculos esqueléticos e no fígado, embora a maioria das outras células armazene pequenas quantidades para uso próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com