TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boa Sorte

Artigo: Boa Sorte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

1. Objetivos

Preparar a amônia através da decomposição do hidróxido de amonio por método laboratorial e estudar algumas de suas propriedades, aprimorando técnicas laboratoriais.

2. Introdução

Amônia Anidra (NH3) Também denominada Amônia Gás para refrigeração. A amônia é principal matéria prima para fabricação de fertilizantes nitrogenados, e em outras aplicações como nitretação em metalurgia e gás refrigerante para frigorifico e laticínios.

A amônia ou amoníaco (NH3) é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio. É obtida por um processo famoso chamado Haber-Bosch que consiste em reagir nitrogênio e hidrogênio em quantidades estequiométricas em elevada temperatura e pressão. É a maneira de obtenção de amônia mais utilizada hoje em dia. Esse processo leva o nome de seus desenvolvedores Fritz Haber e Carl Bosch.

À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água. Transporta-se esse gás na sua forma liquefeita dentro de cilindros de aço sob muita pressão.

3. Parte Experimental

3.1 Materiais e Equipamentos

 Erlenmeyers

 Béquer

 Rolha com tubo de vidro

 Bico de bunsen

 Tripé de ferro

 Tela de amianto

 Cuba d'água

3.2 Reagentes:

 Hidróxido de amônio

 Fenolftaleína

 Água Destilada

3.3 Procedimento

-Testou-se a rolha com furo com um tubo de vidro no erlenmeyer;

-Preencheu-se 3/4 do volume do béquer com água destilada e adicionou-se algumas gotas de fenolftaleína;

-Numa capela colocou-se uma pequena quantidade de Hidróxido de amônio concentrado em um erlenmeyer, em borcou-se sobre ele outro erlenmeyer e aqueceu-se a solução até entrar em ebulição;

-Retirou-se o erlenmeyer mantendo-o com de boca virada para baixo e tampou-se com a rolha furada e adaptada para um tubo de vidro;

-A seguir mergulhou-se o tubo de vidro na água com fenolftaleína contida no béquer e observou-se o que ocorreu.

4. Resultados e Discussões

4.1. Dados Obtidos

-Reação ocorrida:

NH4OH(aq) H2O(aq) + NH3 (g)

-Gás incolor

-Odor desagradável (parecido com o de urina)

4.2. Discussão

Nesse procedimento de preparação da amônia cujo o odor da amônia é muito desagradável, ocorreu tudo devidamente bem dentro dos planejados e também foi muito rápido.

Não obteve-se duvidas ao preparar o gás amônia, já que seu odor é muito notório. Também o líquido produzido durante o chafariz, é conhecido como sangue do diabo (Hidróxido de amônio e fenolftaleína). Se chama Sangue do diabo por fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com