TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boaventura De Sousa Santos

Ensaios: Boaventura De Sousa Santos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Boaventura de Sousa Santos , toda e qualquer Instituição atravessam por vários desafios, crises, transtornos, contradições, fatores esses que devem ser superados com o passar do tempo, nas Universidades não é diferente. Ele destaca alguns fatores que geram a crise Universitária. O primeiro chamou- o de crises de hegemonia no qual compreende-se que é fator resultante de atribuições funcionais de idéias contraditórias, pois uma vez que o papel da Universidade era formar as mais altas elites na idade média, e hoje é formar de “maneira disfarçada” uma grande quantidade de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho;

O segundo, a crise de legitimidade que se caracteriza pela perda de consenso dentro das Universidades, em que se cria uma contradição entre a hierarquia do saber restringindo-se a uma minoria (pequena quantidade de pessoas) confrontando-se de frente com as exigências sócio políticas, que defende uma democratização do ensino superior, a fim de formar todo e qualquer cidadão, independentemente de sua classe social;

O terceiro, a crise de institucionalidade é explicada pelo modelo neoliberal que está em voga na atualidade, as Universidades estão abrindo-se para o mercado transnacional, amparados pelo Banco Mundial e a OMC (Organização Mundial do Comércio), também estão sendo estimuladas a uma acumulação privada, no qual acarreta, assim, a descapitalização da Universidade pública, forçando estas instituições a captar maiores recursos.

Para Boaventura, a crise Universitária por via da descapitalização é um fenômeno global, ainda que difere as conseqüências no centro, nas periferias e nas semi-periferias mundiais.

As IES (Instituições de Ensino Superior) do Século XXI passam por processos constantes de transformações, muitas variáveis precisam ser observadas para minimizar as possibilidades de êxito das Faculdades.

Nos últimos anos a demanda por Instituições de Ensino Superior apresentou um crescimento considerável, porém, a oferta ainda é muito maior que a procura. Esses são os principais entraves a serem solucionados pelos gestores das instituições.

Alguns pontos precisam ser vistos com atenção especial, questões relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável devem fazer parte da visão e da missão dessas IES.

O primeiro ponto relaciona-se as Faculdades que devem elaborar um plano de marketing eficiente, com o objetivo de encontrar variáveis que possibilitem o aumento da demanda e ao mesmo tempo destaque a importância de valores ambientais no meio acadêmico das instituições.

As universidades do século XXI devem ter o compromisso muito além do “gerar o saber”. As instituições precisam de um comprometimento muito maior na relação docente e discente: a busca da excelência na prestação de serviço, o tratamento do aluno como cliente, sem esquecer do compromisso e do envolvimento com os educandos, a fim de proporcionar um ambiente de ensino – aprendizagem favorável a todos.

Outro ponto relevante que precisa fazer parte dos empreendimentos educacionais de nível superior, diz respeito à tecnologia. Uma Faculdade deve possuir ferramentas tecnológicas com a finalidade de fortalecer sua marca no mercado. Somente por meio de recursos tecnológicos a instituição pode interagir deforma integrada com instituições de outros estados e outros países.

Para alcançar a excelência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com