TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santo Agostinho

Dissertações: Santo Agostinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  3.202 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Santo Agostinho, o declínio do Império Romano”, com o tempo de duração de uma hora de quarenta e dois minutos, conta a história de Santo Agostinho. O filme é baseado muito na vida particular dele, mostrando em pouco mais significantes momentos detalhes os aspectos filosóficos naquela época.

A narrativa do filme é muito interessante, pois mostra a sua trajetória de vida que passa por várias mutações. No apogeu de sua vida teve que fazer uma árdua escolha que não mudará só a sua vida, mas com o pensamento religioso ocidental, isso não necessitou não somente do conhecimento de Santo Agostinho, que na época foi treinado pelo Império e se tornou o maior orador do Império, mas da Intervenção Divina recebendo um “Dom” dado por Deus.

A sua transformação divina é um dos pontos mais marcantes do filme, além de algumas cenas muito dramáticas como, a fulga da mulher, a morte de várias pessoas protegendo a igreja e o bispo, seu julgamento diante da Imperatriz Justina, as várias discussões com sua mãe entre outras cenas.

É importante frisar que o filme mostra muito a vida particular do Santo Agostinho, demonstrando em pequenos detalhes os aspectos filosóficos. E no final, o filme acaba sem mostrar o declínio do Império Romano ocasionando assim uma contradição entre o filme e seu título.

É importante também dizer que mesmo depois do Santo Agostinho ter recebido o “Dom” de Deus, ele ainda tenta se desviar do caminho sagrado e novamente Deus encaminha para o verdadeiro sentido do Amor Ágape, que é o amor de Cristo sobre nós.

E ele termina o filme com uma cena muito marcante que é depois da destruição um menino encontra um livro, possivelmente o livro que Santo Agostinho escreveu e o narrador diz a seguinte frase: “Quando o julgamento estiver concluído, o céu e a terra devem deixar de existir, haverá um novo céu e uma nova terra, para que este mundo passe por uma transmutação, não pela destruição absoluta e é por isso que São Paulo disse que para que a impressão deste mundo se apague eu tenho que ter você livre de ansiedade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com