TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bola Na Rede Projeto

Pesquisas Acadêmicas: Bola Na Rede Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 8

Ensinando futsal com as capacidades coordenativas, antes de formar atletas, formamos cidadãos.

FANORCE- Faculdade Noroeste do Ceará

Instituto Vale do Coreaú – IVC

Curso de Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Unidade Eletiva

Docente: Fausto Melo

Local: Quadra Poliesportiva da E.E.M Matilde Rodrigues Vasconcelos e Praça Coração de Jesus

Data: 14, 17, 18, 19 e 20 de março de 2014.

INTRODUÇÃO

Esclarecimento sobre o tema

O esporte é tradicionalmente conhecido pelos benefícios que traz ao desenvolvimento humano, na contribuição para a formação física e intelectual. Ele estabelece conceitos de liderança, trabalho em equipe e disciplina, que são estimulados desde a infância, de maneira a tornar indivíduos mais solidários e com sentido de cooperação.

Nós acreditamos que o futsal, além de ser um esporte apaixonante e cheio de emoção, também pode ser uma importante ferramenta de inclusão social, proporcionando ao mesmo tempo saúde, educação e lazer, resultando no desenvolvimento físico, intelectual e comportamental da juventude.

Queremos expandir nossos ideais para todo o município de Uruburetama e para isso apresentamos este projeto que tem como principal objetivo promover a prática de atividade física através da modalidade futsal, proporcionando saúde, educação e lazer, desenvolvendo diversos aspectos: desenvolvimento motor (capacidade físicas e técnicas específicas do desporto), desenvolvimento cognitivo (compreensão tática), desenvolvimento sócio afetivo (integração) e desenvolvimento ético (respeitar as diferenças, regras e tudo que envolve o esporte).

A grande maioria de crianças e adolescentes não possui condições financeiras de praticar uma modalidade em entidades desportivas particulares e não tem opções de lazer, sejam culturais ou esportivas. Devido a essa carência financeira, a participação do poder público através dos projetos sociais é indispensável para o desenvolvimento humano nas áreas de baixa renda.

Finalidade

Aproveitar a qualidade técnica atingida pelos atletas que comporão o grupo, com a finalidade de uma projeção maior desta estrutura de equipe a nível estadual;

Montar uma equipe forte de categoria Base em nível estadual para disputar campeonatos;

Fazer atletas de alto nível para nossa equipe adulta no futuro, igualando-se assim às grandes equipes de nosso Estado;

Reforçar o atendimento à equipe, comissão e atletas;

Evitar a evasão de nossas atletas para equipes de outras cidades e estados;

Oportunizar condições para preparação de ingresso nas universidades e bem cursá-las;

Uniformizar, moderna e adequadamente, a equipe para suas apresentações no Estado, no Brasil ou em qualquer ponto do país, destacando, na oportunidade, a cidade Uruburetama-Ce ;

Reforço e complemento de atendimento às equipes esportivas em suas várias categorias;

Evasão de alunos das escolas ,observando os boletins escolares;

Desistência prematura da prática esportiva, por parte de vários atletas, que desistem ainda tendo um potencial grande;

Criação de uma estrutura de equipes com: preparador físico, Técnico, Auxiliar para desenvolver um trabalho sério, organizado e completo, visando obter resultados expressivo no Ceará, para ampliar, divulgar a imagem de Uruburetama ;

Uniformização completa e adequada para as equipes, em todas as categorias.

Importância do evento no contexto em que se insere

Nos dias de hoje, nota-se uma falta de perspectiva de nossas crianças quanto ao futuro. Este fenômeno deixa-nos preocupados, pois sabemos que, com a informatização o acesso ao mercado de trabalho se tornou ainda mais restrito em nossa cidade e em diversas outras do nosso país. Iminente foi o aumento do desemprego que já era tão presente na vida de nossos jovens. A pergunta que se faz é: como nós, enquanto educadores, podemos cobrar motivação dos nossos alunos nas instituições de ensino que trabalhamos? Essa resposta é difícil e complexa, pois sabemos que muitos de nossos alunos sofrem com a desigualdade social, com abusos familiares, com a questão da fome, com o preconceito, com a violência nas ruas, entre outras tantas dificuldades.

Diagnosticando todos esses problemas que este projeto foi elaborado, acreditamos que apenas a contribuição da pratica do futsal não solucionará todos esses problemas, porém acreditamos no esporte e suas contribuições: como a promoção da saúde, o trabalho em equipe, a diminuição da agressividade, o contato com a vitória e a derrota e como se portar diante delas, o aumento da autoestima, etc.

Clientela-alvo - identificação e análise

O projeto Bola na Rede tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens, entre 13 e 17 anos, prioritariamente matriculados em escolas públicas e/ou em áreas de vulnerabilidade social.

Período

Dias 14, 17,18, 19, e 20 de março de 2014, das 17:00min às 19:00min horas.

Organizadores do evento

Hiago Félix de Sousa

Rafael Rodrigues Moura de Araújo

Júlio Ermesson Sousa Belarmino

Amauri de Sousa Matos

Maria Nikastra Fernandes de Oliveira

Romila Vasconcelos Barbosa

Nayara Thyeully Rodrigues B. Pinto

Local do evento

Quadra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com