TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Redes

Trabalho Universitário: Projeto De Redes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DA REDE DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

Nenhuma operação produtiva, ou parte dela, existe isoladamente. Todas as operações fazem parte de uma rede maior, interconectada com outras operações. Essa rede inclui:

Fornecedores dos fornecedores e clientes dos clientes e assim por diante. Em nível estratégico, os gerentes de produção estão envolvidos em “projetar” a forma e a configuração da rede na qual a operação está inserida. Isso ajuda a produção a decidir como quer influenciar a forma geral de sua rede, a localização de cada operação produtiva e como

administrar sua capacidade geral dentro da rede.

Estas decisões de projeto da rede começam com a definição dos objetivos estratégicos para a posição da operação na rede. Isto ajuda a determinar o quanto uma operação escolhe ser “verticalmente integrada” na rede, a localização de cada operação dentro da rede e a capacidade de cada parte da rede. Este capítulo trata de todas essas decisões estratégicas de projeto no contexto das redes de operaçõesPERSPECTIVA DA REDE

Começamos nosso tratamento do projeto de processos de transformação definindo a operação produtiva no contexto de todas as outras operações com as quais interagem, algumas das quais são seus fornecedores e outras seus clientes. Materiais, peças, conjuntos montados, informações, ideias e às vezes pessoas, tudo flui através da rede de relações cliente fornecedor formada por essas operações. No lado do fornecimento uma operação tem seus fornecedores de peças ou informações ou serviços. Este fornecedor tem seus próprios fornecedores, que, por sua vez, também tem seus fornecedores etc... No lado da demanda a operação tem clientes. Esses clientes podem não ser os clientes finais dos produtos ou serviços da operação; podem ter seu próprio conjunto de clientes.

Junto com o fluxo de bens dos fornecedores para os clientes da rede, cada elo da rede enviará, no sentido inverso, pedidos e informações para seus fornecedores. Quando os estoques reduzem, os varejistas fazem pedidos ao atacadista ou diretamente ao fabricante.

O atacadista fará pedidos aos fabricantes, que por sua vez fará aos fornecedores que completarão seus estoques com os produtos que recebem de seus fornecedores.

Não são somente os fabricantes que são partes de uma rede de suprimentos. As operações de serviços também têm seus fornecedores e clientes, que por sua vez também tem seus próprios fornecedores e clientes. A figura 6.3 mostra a rede de suprimentos de uma operação que administra um shopping Center.

Por que considerar toda a rede?

Em seu nível mais estratégico a atividade de projeto em administração da produção deve incluir toda a rede da qual uma operação faz parte. Há três razoes importantes para isso.

ߦ Ajuda a empresa a compreender como pode competir efetivamente.

ߦ Ajuda a identificar ligações entre nós especialmente significativas na rede.

ߦ Ajuda a empresa a focalizar uma perspectiva de longo prazo na rede.

Integração vertical

Integração vertical é o grau de posse de uma organização da rede da qual faz parte. Em sentido estratégico, envolve a análise pela organização da conveniência de adquirir fornecedores e/ou clientes. No nível de produtos ou serviços individuais, significa que a operação está decidindo se produz um componente individual específico ou se ela mesma realiza um serviço especifico ou, alternativamente, compra-o de um fornecedor.

Os professores Hayes e wheellwright da Harvard business schooldefinem estratégia de integração vertical de uma organização em termos:

ߦ da direção de qualquer expansão;

ߦ da amplitude necessária do processo;

ߦ do equilíbrio entre as etapas verticalmente integradas resultantes.

Localização da Capacidade

Depois de decidir sobre a configuração de sua rede de operações através de decisões de integração vertical, uma organização deve escolher a localização de cada operação. A localização é a posição geográfica de uma operação relativamente aos recursos, as outras operações ou clientes com as quais interage. Algumas vezes parece não haver nenhuma razão logica pela qual as operações estão onde estão. Não importa o que levou essa localização geográfica especifica isto foi perdido ao longo da historia da operação; o proprietário original pode ter desejado morar na região, por exemplo.

EURO DISNEY

(Extraído de Slack, N. et al.

Administração da Produção

, 2002, p.178-9).

Do ponto de vista da Walt Disney Corporation, a decisão de investir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com