TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bovinos

Tese: Bovinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Hoje em dia um boa qualidade de alimentação tanto concentrada quanto volumosa é extremamente importante para uma boa produção leiteira. Elaborar uma dieta, atentando-se à digestibilidade dos alimentos é primordial para aumentar a eficiência alimentar, uma dieta desbalanceada pode comprometer todo o trabalho realizado para aumentar a eficiência dos alimentos. Avaliar a eficiência de conversão dos nutrientes consumidos em produtos comercializáveis pode ser uma ótima ferramenta para ter um retorno satisfatório. A eficiência alimentar pode ser definida como quantidade de leite produzida por Kg de matéria seca do alimento consumido. Há muito tempo, a indústria de carnes (aves, bovinos e suínos) usa esse índice (eficiência de conversão) como parâmetro de lucratividade e, no entanto, não é comum vermos o monitoramento de eficiência alimentar em sistemas de produção de leite.

Sistemas de produção em pastagem são os mais viáveis em propriedades leiteiras com poucos recursos para investimento. A utilização de gramíneas anuais de estação fria como pastagens constitui alternativa de produção de forragem em sistemas de rotação com culturas de verão, visando suprir a deficiência alimentar ocasionada por baixas temperaturas, geadas e pouca luminosidade no outono e inverno.

As espécies mais utilizadas para pastagens de inverno em sistemas de produção animal são a aveia-preta e o azevém. A aveia-preta, comparada ao azevém, possui ciclo mais curto e produção de forragem mais precoce. O azevém, por sua vez, é bastante utilizado pela facilidade de ressemeadura natural, pela resistência a doenças, pelo bom potencial de produção de sementes e pela possibilidade de associação a outras espécies. As associações entre duas ou mais espécies forrageiras com produções em períodos distintos seriam uma forma de minimizar o período de carência alimentar. A mistura de aveia preta e azevém visa associar os picos de produção de massa verde das diferentes espécies para evitar a flutuação no fornecimento de forragem aos animais, estendendo, assim, o período de pastejo.

As pastagens, como fonte alimentar básica na agropecuária de leite ou de corte,estão presentes na maioria dos estabelecimentos rurais na região do sul do brasil, nas mais variadas condições climáticas. Os solos sob pastagens apresentam diferentes características de material de origem, relevo e fertilidade natural. Normalmente a acidez excessiva e baixa disponibilidade de nutrientes dificulta a implantação e persistência das forrageiras cultivadas e a expressão do potencial das espécies nativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com