TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brainstorming

Tese: Brainstorming. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Criatividade? Como ela surge no mundo organizacional? O termo Criatividade pode ter diversas definições. No ambiente organizacional, a definição que eu gosto mais, é que a Criatividade é fruto de uma ideia, seguido por uma ação. Ou, matematicamente dizendo: Ideia + Ação = Criatividade.

O surgimento de boas ideias, seguida por uma ação, resultando no desenvolvimento do potencial criativo, é um assunto que muitas pessoas estão interessadas, em especial os gestores, empreendedores, publicitários, etc. Querem ter novas ideias, serem mais criativos e que as organizações sejam cada vez mais inovadoras…

A criatividade não surge, simplesmente, nos momentos em que possamos perceber claramente algumas complexidades e sutilezas, tão pouco em um impulso ou uma variação repentina. Ela surge de uma ideia que, inicialmente, pode não fazer o menor sentido e ficam por um tempo “hibernando”, amadurecendo, até que se torne, de fato, exitosa e útil de alguma maneira. Em muitos casos, principalmente dentro da organização, a criatividade surge da necessidade, das tentativas e erros, até chegar a uma ideia que seja realmente criativa e inovadora.

O interessante, é que em muitas ocasiões as ideias criativas podem surgir quando são confrontadas com mais de uma ideia menor, formando algo maior e mais interessante do que elas próprias. Não seria estranho se encontrássemos ideias inovadoras onde uma pessoa teve apenas uma parcela colaborativa desta ideia… Afinal,

A função do homem criativo é perceber e conectar aquilo que parece completamente desconexo (William Plomer)

Mas, como desenvolver o potencial criativo entre os colaboradores, de forma que eles possam ter boas ideias e confronta-las?

Brainstorming: Tempestade Cerebral

O Brainstorming1 (Tempestade Cerebral ou Tempestade de Ideias) é uma dinâmica/atividade que pode ser aplicada nas organizações para explorar e desenvolver o potencial criativo de um colaborador ou do grupo como um todo, podendo ser chamado, também, de Criatividade Colaborativa.

O método Brainstorming foi desenvolvido pelo publicitário Alex Osborn (Bronx, Nova Iorque, 24 de maio de 1888 – 4 de maio de 1966), foi popularizado por meados dos anos de 1930 e, desde então, tem sido utilizada em diversas empresas em todo o mundo, principalmente nas áreas de relações humanas, publicidade e propaganda. Segundo Osborn, os grupos poderiam até duplicar seu potencial criativo ao utilizar esta técnica.

A técnica consiste em reunir de 06 a 12 participantes (incluindo 1 Líder e 1 Secretário(a)); o Líder deve motivar os demais membros a expor seus pensamentos e ideias – enquanto o secretário faz as anotações – a fim de chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando ideias inovadoras e criativas, que poderão levar determinado projeto adiante. O Brainstorming valoriza o pensamento divergente, pessoas diferentes e ideias incompatíveis, em busca de novas perspectivas. As empresas que o utilizam, costumam reunir seus departamentos com o objetivo de tornar o pensamento o mais divergente e não condicionado possível.

No Brainstorming, existem dois processos que devem ser muito bem respeitados e diferenciados:

Processo de Criação: Neste momento, nenhuma ideia pode ser descartada, nem julgada como errada ou absurda; todas devem ser ouvidas e anotadas.

Processo de Avaliação: É o momento em que serão avaliadas todas as ideias propostas, evoluindo elas, até que se possa chegar a uma solução eficaz.

Para que este processo criativo possa ter um bom desenvolvimento e o máximo de aproveitamento, é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com