TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil, Terra De Contradições E Um Povo Que Clama Por Mudanças !

Ensaios: Brasil, Terra De Contradições E Um Povo Que Clama Por Mudanças !. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

Brasil, terra de contradições e um povo que clama por mudanças !

Os movimentos hoje atuantes no Brasil então cada vez mais unificados devido ao uso dos meios de comunicação, principalmente pelas redes sociais.

A recente onda de protestos no Brasil foi desencadeada quando os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram aumentar a passagem de ônibus em R$ 0,20. Logo após, os investimentos abusivos em infra estrutura para a realização da Copa do Mundo no Brasil, R$ 25,6 bilhões foi o valor estimado de aplicações apenas nas cidades sedes da copa.

Economistas acreditam que esses gastos com infra estrutura e mobilidade seriam feitas no país, independentemente da realização da Copa. O evento, contudo, contribuiu para que fossem feitos de forma acelerada, sem planejamento ou controle social.

“É um modelo todo voltado para o interesse privado.É a cidade produto, cidade mercadoria, pensada para os hotéis, os turistas”. Diz a economista Sandra Quintela.

Segundo estudo do Data Folha, 84% dos participantes dos manifestos não têm preferência por qualquer partido político, 71% estão pela primeira vez num protesto e 53% têm menos de 25 anos. Os dados mostram também um maior peso de estudantes e de pessoas com ensino superior. O Facebook e a Internet também tiveram um papel importante, 81% das pessoas souberam da manifestação pela rede social e 85% pesquisaram informações em sites.

A copa do mundo é um evento que mobiliza patrocinadores interessados, comumente em alimentar o mundo capitalista através do consumismo. Tal ação desencadeia uma modernização e atrai maciços investimentos para o país. Colocando-o em evidência concreta.

Mediante tais expectativas pressupõe-se que o país sede teria que se adequar a dimensão do evento e dessa forma abre-se precedente para que a população ora frustrada com a realidade econômica, social e jurídica manifeste sua indignação.

Num momento deveras conveniente pois sediar a copa do mundo é o mesmo que se colocar diante dos holofotes da humanidade. Assim sendo a relação entre manifestações e copa do mundo feita pelo autor , reflete o oportunismo configurado por manifestantes em meio a uma crise de identidade e suscetibilidade.

Na sociedade em que vivemos atualmente, discutir assuntos relacionados com a política publica tornou-se extremamente devido à situação precária dos setores públicos.

As políticas públicas visam ampliar e efetivar direitos dos cidadãos, principalmente nas áreas mais fracas da sociedade. Podemos citar como exemplo, melhorias na educação, transporte público, saúde, empregos, etc.

Essas políticas são interpretadas pelos governantes que ocupam o poder e representam o povo brasileiro através da influência de uma agenda criada na sociedade através da pressão e mobilização social. Há várias ONG's no país atualmente criadas para lutar pelos direitos do povo. Elas servem de referência para a elaboração de propostas e alternativas que visam à melhoria, demonstrando também que o papel das comunidades é de extrema importância para o bem da sociedade.

Analisando a frase que foi dita por Pelé: "Se eu pudesse me chamaria Edson Arantes do Nascimento Bola. Seria a única maneira de agradecer o que ela fez por mim..." já se é possível perceber o quanto a "bola" ou o "futebol" pode realizar na vida de muitos brasileiros. Afinal, é através do futebol que diversas pessoas que vivem na pobreza podem mudar o rumo de sua história e é por isso que vemos um grande número de crianças tentando ingressar neste esporte através das categorias de base dos diversos clubes espalhados por todo o país.

No Brasil, falar de cultura e sociedade é também falar de futebol, uma vez que, este esporte é uma enorme paixão dos brasileiros. Por aqui, isso é tão levado a sério que 09 de julho vai acabar se tornando feriado nacional. Então, futebol é isso, é poder torcer e vibrar nas vitórias do seu clube, ir aos estádios e vestir a camisa, incentivar e empurrar o seu time em busca da vitória, sem contar a emoção de quando o seu time consegui o tão sonhado "gol". Aí não tem jeito, tudo vira festa com muita alegria, euforia e agitação.

No entanto, nem tudo é festa no futebol, um exemplo é a violência nos estádios e fora deles, torcedores fanáticos e torcidas rivais acabam se envolvendo em brigas e quase sempre causam transtornos para os torcedores de bem que querem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com