TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copa de 2014 no Brasil “ Porque o povo é contra’’

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                                                                                                          unidade BARREIRO

Copa de 2014 no Brasil

“ Porque o povo é contra’’

Curso: Engenharia de Produção

Disciplina: Estatística e Probabilidade

Professor(a) responsável(s): Carla Renata dos Santos Sousa

Alunos(a):  Marcelo Folha Godinho

                    Jânio morcatti

                    Leonardo Xavier

                    Rodrigo Dias

                    Nilton Monteiro

                    Ernane Jose Antunes Pinheiro

                    Felipe Duarte

                    Fernanda Almeida da Silva

                    Fabricia Pereira da Silva

                    Roseneide Fernandes da Nobrega

                    Múcio Lopes

Local: Unidade Barreiro – Belo Horizonte                                                         Data:

Sumário

Resumo ..............................................................................................................................3

Introdução .........................................................................................................................4

Metodologia ......................................................................................................................5

Conclusão ..........................................................................................................................8

Anexos ........................................................................................................................................9

Referências Bibliográficas .................................................................................................10

Resumo

Bem o que buscamos mostrar com este trabalho é o que vimos nas ruas durante a Copa das Confederações FIFA 2013 realizada no Brasil entre 15 a 30 de junho, onde ocorreram varias manifestações pelas ruas do país.

Boa parte dessas manifestações foi provocada pelo aumento dos preços das passagens nos õnibus, e posteriormente o crescente descontentamento com o poder público na gestão financeira do país pelo governo, especialmente devido à alta inflação e corrupção.

Com isso o povo pedia por Saúde, Trasnporte Dígno, Segurança, Educação de Qualidade e por não concordar com o gasto em uma coisa que não vale mais que o proprio brasileiro, além de não concordar com o chamado ‘’Padrão FIFA de Qualidade’’; assim em meios a manifestações pacificas surgiram grupos ‘’ BADBLOCS’’ que agiam com violência e depredavam patrimônios publicos.

Sendo assim através de pesquisa e coleta de dados estatísticos buscaremos demonstrar a razão do povo, se os manifestos são verdadeiros ou apenas arruaça e baderna.

Introdução

Este trabalho tem o intuito de comparar algums países participantes da copa em escala mundial; com base em dados coletados de internet, jornais e revistas sobre os seguintes assuntos: Quantidade de Habitantes do País, PIB ( Produto Interno Bruto), Saúde ou IDH ( Indice de Desenvolvimento Humano), Educação, Qualidade e gasto com Transporte, e por fim até o momento uma breve comparação do que foi gasto com a copa brasileira e as copas realizadas no Japão, Alemanha e Africa do sul.

Para melhor visualização e entendimento dos resultados obtidos, escolhemos usar o gráfico do EXCEL, montado com dados obtidos durante a pesquisa.

Metodologia

População

Dos 33 países participantes da copa de 2014, escolhemos apenas 7 para fazer a comparação, e iniciamos pelo numero de habitantes.

[pic 2]

Fig.1 (dados obtidos através do Atlas universal ed. EDELBRA 1996 RS)

PIB (Produto Interno Bruto)

Ao buscar por informaçoes sobre o PIB brasileiro.

Diversos sites mostran a mesma informação de que o brasil tem uma riqueza interna maior do que a de países de primeiro mundo como a Inglaterra, Italia e Russia ocupando o 6º lugar do ranquing com 2,6 trilhões de dolares.   

[pic 3]   [pic 4]

Fig.2 e 3 (  países participantes da copa 2014 -  http://www.jasabia.com.br/as-10-maiores-economias-do-mundo-2012/)

Saúde - IDH

Segundo o portal UOL, no ranquing da saúde o brasil mantem uma posição de numero 85 que vai de 0 a 1 e que começou a ser medido em 1980. Segundo o portal o brasil vem em uma escala  razuavelmente crescente ficando numa faixa considerada com desenvolvimento alto.

[pic 5]

Fig.4 (http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/03/14/brasil-fica-na-85-posicao-no-ranking-mundial-de-idh-veja-resultado-de-todos-os-paises.htm)

Educação

Segundo o portal G1.com, em recente ranking da educação com alunos de 15 anos, o brasil ocupa a posição de 58ª que vai de 0 a 65 com 391 pontos. O responsável pela pesquisa foi o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa em Inglês.

Feito comemorado pelo Sr. Ministro Aloisio Mercadante. Mesmo tendo ficado 2 posições abaixo em relação a 2009.

[pic 6]

Fig.5 (http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/12/brasil-evolui-mas-segue-nas-ultimas-posicoes-em-ranking-de-educacao.html)

Transporte

Um dos fatores culminantes durante os protestos no ano passado e início da reação, a população saiu as ruas revoltada com o aumento do preço da passagem de ônibus.

Segundo dados obtidos, dos países participantes da copa o brasil é um dos que tem a maior carga tributaria em cima do salario mínimo referente ao transporte publico com 16,95% .  

[pic 7]

Fig.6 (http://www.mundoeducacao.com/geografia/transporte-publico-no-mundo.htm)

Gasto com a Copa do Mundo

O que podemos notar e que o Brasil já gastou muito mais que as ultimas 3 copas juntas e o que se noticia nos jornais são estádios inacabados, obras de viabilização aos estádios inacabadas, morte de trabalhadores nas obras entre outras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (463.2 Kb)   docx (420.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com