TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil até 2015

Ensaio: Brasil até 2015. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Ensaio  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Questão

Redija um texto de no máximo 15 linhas contendo a resposta à pergunta:

O Brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio? Justifique sua resposta.

Baseado em algumas pesquisas feitas pelo ODM, não. Pelo menos não todas. O Brasil está com um bom empenho em algumas metas, mas em outras apresenta um índice muito baixo de desenvolvimento.

Exemplo no Brasil.: Dados publicados em pesquisas.

1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome:

O Brasil já cumpriu o objetivo de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza até 2015

2 - Atingir o ensino básico universal:

O objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado, mas as taxas de frequência ainda são mais baixas. Outro desafio é com relação à qualidade do ensino recebida.

3 - Igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres:

No Brasil, as mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos. O empoderamento das mulheres é importante por vários critérios em especial os ligados a pobreza, fome, saúde e educação.

4 - Reduzir a mortalidade na infância:

As projeções ligadas à saúde são as piores no grupo de metas estabelecidas até 2015. A desigualdade ainda é grande. Crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer do que as ricas, e as nascidas de mães negras e indígenas têm maior taxa de mortalidade. O Nordeste apresentou a maior queda nas mortes de zero a cinco anos, mas a mortalidade na infância ainda é quase o dobro das taxas registradas no Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste.

5 - Melhorar a saúde materna:

Segundo o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM de 2010, o Brasil registrou uma redução na mortalidade materna de praticamente 50% desde 1990. Houve uma redução de 140 para 75 óbitos por cada 100 mil nascidos.

6 - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças:

O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/Aids na rede de saúde pública. Quase 200 mil pessoas recebem tratamento com antirretrovirais financiados pelo governo. A sólida parceria com a sociedade civil tem sido fundamental para a resposta à epidemia no país. Segundo estudos cerca de 630 mil pessoas vivem com o vírus.

7 - Garantir a sustentabilidade ambiental:

Este é considerado por muitos especialistas como um dos mais complexos para o país, principalmente na questão de acesso aos serviços de saneamento básico em regiões remotas e nas zonas rurais. O país reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia.

8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com