TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Braskem

Monografias: Braskem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

BRASKEM: A SUSTENTABILIDADE DE UMA PETROQUIMICA

Resumo

O cenário vivido pela humanidade implica uma forte mudança no intuito de reconstruir a sociedade. Neste sentido, se faz necessária uma mudança de paradigma por parte dos cidadãos e das organizações. Para tanto, são necessárias novas formas de organização, como a sustentabilidade empresarial. Proposição que inova e desafia organizações e administradores a respeito da necessidade de conciliar as práticas econômica, ambiental e social do tripé da sustentabilidade.

Este artigo se propõe a apresentar as primeiras definições sobre o desenvolvimento sustentável da empresa Braskem, e alguns pontos de vista sobre o significado de desenvolvimento sustentável. O objetivo é analisar as práticas sustentáveis da empresa e para isso utilizou-se a análise de dados secundários para a pesquisa.

Palavras-chave: desenvolvimento sustentável; práticas sustentáveis; tripé da sustentabilidade.

Introdução

No mundo globalizado e competitivo o pensamento social, ambiental e econômico dentro de uma sociedade são metas que têm se tornado cada dia mais desafiadoras para as empresas. Em um patamar sustentável essas empresas assumem responsabilidade também com seus clientes, funcionários, dirigentes, fornecedores, acionistas e a sociedade no que envolve as questões desse tripé sustentável; antes os proprietários focavam apenas em seus projetos. Questões de como podem contribuir para os lucros das empresas os incentivos e melhorias na comunidade onde ela está localizada e ações comunitárias no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas aliada à adequação da remuneração e das condições de trabalho dos seus colaboradores estão sendo analisadas pelas instituições. Por esses pressupostos as instituições têm se perguntado se necessariamente a sustentabilidade tem de ser uma prática forçada pelo governo de um país.

Para não gerar desconfiança e comprometer o reconhecimento da empresa a Braskem vem procurando não fugir de tais responsabilidades. Além disso, ela sabe que para enfrentar a concorrência, atender a demanda do mercado consumidor e tomar medidas preventivas para que os negócios não fracassem inovação, tecnologia, velocidade, flexibilidade e agilidade não são mais suficientes para muitas empresas, principalmente empresas petroquímicas como a Braskem. Essas ações sustentáveis têm sido cobradas da Braskem por parte da sociedade por serem indispensáveis para um mundo melhor ainda mais no que diz respeito aos conceitos ambientais de preservação do ecossistema e da biodiversidade.

Objetivo Geral

Analisar as práticas de sustentabilidade da Braskem.

Objetivos Específicos

• Analisar as práticas da Braskem sobre o tripé da sustentabilidade;

• Levantar e descrever projetos de sustentabilidade da Braskem;

• Analisar um projeto inovador da Braskem;

Justificativa

Tendo em vista que a sustentabilidade é requisito importante para as empresas atualmente, pretendemos analisar como uma petroquímica pode ser sustentável.

Metodologia

Foi utilizado referência bibliográfica e documentos secundários.

Referencial teórico

Sustentabilidade (do latim sustinere = manter vivo, defender, sustentar) é um conceito sistêmico relacionado com a continuidade e preservação dos aspectos econômicos, sociais e ambientais da sociedade.

Segundo Chiavenato (2011) a administração focada na sustentabilidade baseia as suas ações em três aspectos: a prosperidade da organização, a equidade social das comunidades onde ela atua e a qualidade ambiental. Em outras palavras, uma organização é sustentável quando olha para si mesma, para a comunidade e para o meio ambiente com o propósito de ter longevidade e lucratividade, além de contribuir eficazmente para a melhor utilização e conservação dos recursos naturais e o bem-estar de seus colaboradores e consumidores.

Cavalcant (1994) nos diz que o crescimento econômico, conduz sempre a algum tipo de agressão contra o meio ambiente. Se o conceito de sustentabilidade fica restrito ao crescimento econômico, surge à pergunta: como praticar sustentabilidade econômica? Para Foladori (2002) o crescimento econômico não pode ser ilimitado; para ser viável deveria ser zero. Porém defender tal afirmação seria o mesmo que negar o capitalismo sem ter o que colocar no lugar. Segundo ele, corrigir os processos produtivos para manter um desenvolvimento capitalista sustentável. Basicamente seria o caso de substituir crescentemente os recursos naturais não renováreis por renováveis. Tereza Mendes (2009) afirma que a primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos, devem-se usar os bens naturais, com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.

Quando falamos sobre sustentabilidade ambiental, segundo Foladori, nos referimos à conservação da natureza e a menor interferência possível do homem sobre ela. O autor também analisa através do pensamento de Pimentel, Westra e Noss que o critério para medir a sustentabilidade ambiental, embora isso seja tecnicamente impossível, está dado pelo conceito de “integridade” ou natureza sem modificações feitas pelo ser humano.

Através do pensamento dos autores citados acima compreende se que o uso de matéria e energia em doses excessivas e crescentes, extraindo recursos ambientais acima da sua capacidade de regeneração, obviamente tende a torná-los escassos para gerações futuras, anulando a ideia de que desenvolvimento sustentável é o processo que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras de satisfazer as próprias, segundo Cavalcant. A partir desse pensamento, Jacobi (2003) propõe a reflexão sobre práticas sociais, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. Educar a população tanto do meio rural quanto urbano, assim como as organizações a práticas de preservação e respeito ao meio ambiente é um ato sustentável socialmente. Entende se que para existir desenvolvimento sustentável é necessária que a produção no mercado de bens e serviços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com