TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE E PROCESSO ORGANIZACIONAL DE BRASKEM

Projeto de pesquisa: ATIVIDADE E PROCESSO ORGANIZACIONAL DE BRASKEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho com base no texto de apoio de Roberto Rokermann, Relatos diferentes, uma narrativa, busca fazer uma análise do conteúdo estudado com a estrutura organizacional das empresas Braskem e CPFL, a primeira é uma indústria petroquímica brasileira, inovadora, que vem crescendo cada vez mais no ramo de indústrias privadas de capital nacional, a segunda, CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), é uma empresa de distribuição de energia do interior de São Paulo, com sede em Campinas, com negócios em distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços, uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, que liderar o segmento de energias renováveis no Brasil.

Com base nestes dados e no comprometimento social, ambiental e mercadológico que a Braskem e a CPFL apresentam, será possível identificar os elementos que compõem o comportamento organizacional da empresa com o conteúdo estudado, identificando seu clima, seu comprometimento com a ética, princípios e valores, seu trato com seus clientes, fornecedores e colaboradores e o impacto na sociedade ao adotar medidas sustentáveis, bem como observar a importância de se estabelecer unidades de negócios, dividindo tarefas e delegando-as a seus respectivos diretores e responsáveis, numa linguagem organizacional clara, coesa e precisa, atentando também para os fundamentos e teorias organizacionais que norteiam toda instituição.

2 DESENVOLVIMENTO

No contexto atual do mercado competitivo, o que vem destacando uma empresa das demais são seus critérios de sustentabilidade que dizem respeitos aos aspectos econômicos, sociais e ambientais. As organizações têm vivenciado mudanças profundas e complexas, surgindo neste contexto à necessidade de novas formas de trabalho, de maneira mais ágil, flexível, clara, objetiva e transparente, que valoriza as relações humanas. As empresas possuem grande potencial transformador, assim como são as principais responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia, produção de bens, entre outros. A partir destes ditames, e pela análise do processo organizacional da Braskem e CPFL, bem como o que foi aprendido neste semestre este trabalho abordará estas questões tão fundamentais ao gerir de uma empresa seja qual for a sua área de atuação.

2.1 ATIVIDADES E PROCESSO ORGANIZACIONAL DA BRASKEM

A Braskem é uma empresa petroquímica brasileira de classe mundial, constituindo o quinto maior grupo privado nacional. Sua estrutura organizacional é representada na forma de um organograma horizontal, em que numa extremidade estão os clientes – razão da existência organizacional, - e na outra os acionistas e colaboradores, que totalizam aproximadamente 3.500 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.

A empresa segue princípios que constituem os fundamentos das referências culturais e éticas para a condução dos negócios, enquanto que os conceitos, juntamente com os princípios fundamentais, constituem a base do Sistema de Comunicação. Tem o comprometimento social e compreende que cada ser humano possui personalidade, necessidades específicas e domínio sobre a qualidade e produtividade de seu desempenho. Na empresa, em vez de ter um “chefe”, cada ser humano deve contar com um líder, cuja função consiste em coordenar e integrar o trabalho de seus liderados. A Comunicação se dá de maneira livre, clara e transparente, promovendo interação e confiança entre os setores. Sua atividade é exercida de modo a motivar, coordenar e integrar pessoas e negócios. A parceria é um contrato moral e psicológico entre líder e liderado, mediante o qual, ambos se comprometem com o sucesso do empreendimento comum. A Braskem faz uso de várias ferramentas que constituem a sua Comunicação Organizacional, sobre este tema ressalta REGO (1986, p.105):

A Comunicação organizacional deve ser conduzida por um centro de coordenação responsável pelas pesquisas, estratégias, táticas, políticas, normas, métodos, processos, canais, fluxos, níveis de programas, planos, projetos, tudo isso apoiado a técnicas que denotem uma cultura e uma identidade organizacional. (REGO, 1986, p.105)

Como o estudado neste semestre a comunicação organizacional é composta pela Comunicação Institucional, no tocante das relações públicas da empresa; Comunicação Interna, que se refere à comunicação Administrativa; e a Comunicação Mercadológica, que gira em torno do marketing e divulgação da empresa. Estas definições são bem estabelecidas no que afirma KUNSCH (1997, p. 116) em seu livro Relações Públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional, em que segundo ela a comunicação pode ser administrada sob uma mesma direção:

Para as organizações em geral, é muito importante à integração de suas atividades de comunicação, em função do fortalecimento do conceito institucional, mercadológico e corporativo junto a toda sociedade. É preciso incorporar a ideia de uma comunicação globalizante, que nos ajude a compreender e acompanhar o ritmo acelerado das mudanças no Brasil e no mundo. Uma combinação parcial e fragmentada nunca conseguirá isso. (KUNSCH, 1997, p. 116)

Uma ferramenta de gestão que vem de encontro ao desenvolvimento das atividades da Braskem, seria a do Endomarketing, um modelo inovador de administração, cuja mola propulsora do negócio é a valorização do ser humano através da motivação e satisfação do cliente interno este mecanismo tem sido uma ferramenta de gestão muito usada em empresas que visam a satisfação de seus colaboradores, bem como uma resposta positiva de seus clientes, se transformando numa alternativa moderna para aumentar o comprometimento dos colaboradores com os objetivos fixados na organização. Trata-se, portanto de um modelo de gestão extremamente alinhado com os conceitos mais modernos com práticas voltadas principalmente para a participação, satisfação e motivação do público interno.

Esta estratégia de gestão é bem definida nas palavras de DUARTE (1986, p. 37) quando ele estabelece uma ligação entre a organização e o ambiente em que ela está inserida:

Deve-se notar que as organizações são entidades concretas, planejadas, criadas, estruturadas e dirigidas para o desempenho de determinadas tarefas e não meras abstrações formais ou construtos teóricos. Também não funcionam no vácuo. Inseridas no ambiente, interagem nele e com ele, afetando-o e sendo por ele afetadas (DUARTE, 1986, p. 37).

Esta interação organização/funcionário/sociedade só é possível a partir da comunicação, apresentando os resultados, tendo transparência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com