TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve história da instituição escolhida

Ensaio: Breve história da instituição escolhida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Ensaio  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 8

Escola Estadual Ephigenia de Jesus Werneck

Metodologia da Aprendizagem

Professor: Wellington

Alunas:

Magistério 2013

Breve histórico da instituição selecionada

Escola

Rede Estadual de Ensino

Endereço: Telefone:

E-mail:

Diretor: Nilcilei Amâncio da Silva

Vice Diretor: Wesley Junior

Supervisora Pedagógica: Elaine Cristina Rodrigues

A Escola Estadual Senador Bernardo Monteiro funciona em um prédio antigo de um pavimento, pintando nas tonalidades brancas e marrons.

As dependências do prédio escola apresentam-se seguras, mas percebe-se a necessidade de uma reforma e ampliação para melhor atendimento.

O ambiente escolar é limpo e agradável.

A Professora visitada: Ernania Aparecida Paiva Coelho

Graduação – Pedagogia

Pós-Graduação – Gestão Escolar

Tempo de atuação no magistério- 18 anos na Prefeitura 2 anos e meio no estado

A Turma Margarida 3 ano/9 os alunos com nível de escrita alfabético, boa leitura e interpretação , produzindo textos coesos e coerentes e com domínio também em matemática e demais disciplinas.

A turma encontra-se sob a responsabilidade da professora Ernania Aparecida.

A Sala possui trinta e duas mesas e cadeiras, em bom estado de conservação. Também há um armário para uso do professor.

A sala de aula é limpa e o ambiente tranquilo. A professora sempre orienta aos alunos a não jogar lixo no chão, também os incentiva a respeitar os colegas e a não gritar.

Para garantir o aprendizado dos alunos, a professora Ernania utiliza variados recursos materiais, como livros didáticos, tampinhas, palitos de picolés, brinquedos pedagógicos e o cantinho da leitura móvel existente na escola para incentivar a leitura.

Níveis de desenvolvimento:

Nível um: Hipótese Pré-silábica.

A turma em questão não possui criança nessa etapa, que consiste em uma etapa onde as letras e os símbolos andam juntos, a leitura e a escrita é sempre global.

Nível dois: Hipótese intermediária.

A turma em questão não possui criança nessa etapa, cada letra ou símbolo corresponde a uma silaba, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela silaba.

Nível três: Hipótese silábica.

A turma em questão não possui criança nessa etapa, cada silaba tem correspondência com o som convencional daquela silaba, em geral representa pela vogal, mas não exclusivamente. A Leitura silabada.

Nivel quatro: Hipótese silábico alfabetico.

A turma em questão não possui criança nessa etapa, este nivel marca a transição do aluno da hipótese silabica para a hipotese alfabetia. Ora ela escreve atribuindo a cada silaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.

Nivel cinco: Alfabetico.

Esta etapa caracteriza a turma visitada, sendo ela alfabetizada.

Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendento que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonorio menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.

Plano de Aula 1

Tema: Contação de historia de forma lúdica A Bonequinha Preta

Turma: 1ano/9

Duração: 4 horas

Disciplina: Linguagem oral, interpretação, artes.

Objetivo: Desenvolver a coordenação do pensamento e a assimilação oral.

Desenvolvimento: Levar as crianças até a quadra para que as crianças possam trabalhar em um espaço amplo, caso seja possível. A aula também pode ser aplicada em sala, abrindo espaço entre as carteiras. Coloca-las em roda onde ira passar uma caixa com tampa que não poderão destampar e perguntar se sabem o que esta dentro, pode balançar sacudir e sentir o peso da caixa e passar para o colega para que ele possa tentar adivinhar. Dentro tem uma surpresa a bonequinha, contar a historia a eles com algumas chamadas, fazer um combinado, toda vez que disser bonequinha eles dirão preta, e com isso prender a atenção de todos, se vestira caráter e fazer uma maquiagem mais chamativa também se faz interessante para eles, sempre fazendo pergunta a eles do que acha que poderá acontecer e pedir para fazer algumas imitações como o miado do gatinho. Concluir a contação de historia com perguntas sobre a história.

Recursos: Uma caixa de presente com tampa, uma bonequinha preta, o livro para contar a historia, Pirulito um para cada aluno, um papel de bala delicia preta para cada aluno, barbante ou fitinha vermelha, tinta guache vermelha e branca.

Atividades: Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta.

Avaliação:

Participação do aluno e da turma

Interação entre os alunos;

Avaliar a capacidade de raciocínio da criança.

Plano de Aula 2

Tema: Observando os animais e aves

Turma: 1ano/9

Duração: 4 horas

Disciplina: Linguagem oral, matemática, ciências, geografia.

Objetivo:

Identificar e conhecer as diferenças entre as aves e os outros animais. Desenvolver coordenação motora; Proporcionar momentos de conversação e troca de experiências, contagem dos patinhos e marcar de acordo na atividade proposta.

Desenvolvimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com