TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDO COMO MÉTODO DE FORMAÇÃO PARA TREINAMENTO

Trabalho acadêmico: BRINQUEDO COMO MÉTODO DE FORMAÇÃO PARA TREINAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.770 Palavras (16 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 16

A BRINQUEDOTECA COMO MÉTODO FACILIADOR NO APRENDIZADO

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para conceito da disciplina de Atividade Interdisciplinar - grupo

Orientador (a): Professor (a): Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas e Raquel Franco, vilze vidotti.

Machadinho D´Oeste

2013

SUMÁRIO

1 SÍNTESE REFLEXIVA: AS TRANÇAS DE BINTOU 3

1.1 atividade de natureza e sociedade 4

1.1.1 atividade de artes e música 4

1.1.1.1 atividade de alfabetização 4

1.1.1.1 atividade de alfabetização............................................................................... 5

1.1.1.1.1 atividade de matemática................................................................................6

2 CONCLUSÃO 7

3 REFERÊNCIAS 8

Abranger o desenvolvimento da criança no seu cotidiano não é tarefa simples, pois ela necessita de cuidado, acompanhamento e afeto. È imprescindível compreender a brinquedoteca como artifício que promove o seu desenvolvimento integral, dentro de um contexto facilitador na aprendizagem, porque a mesma possui suas especificidades que as caracterizam como sujeitos diferentes.

Neste trabalho vamos conhecer um pouco da ludicidade a importância da brinquedoteca no universo infantil e a indissociabilidade entre aprender brincando e crescer usufruindo os prazeres de ser criança em cada fase de seu desenvolvimento. Em nossa cidade, é indispensável que os governantes e o corpo docente das escolas articulem projetos e ações de planejamento que possibilitem a inclusão de uma brinquedoteca, sendo um lugar encantador, mágico e fascinante para que as crianças se sintam bem, acentuem sua curiosidade para o desempenho pedagógico facilitando assim esse aprendizado.

No local onde moro, Machadinho D’ Oeste em Rondônia existem 14 escolas municipais incluindo às pólos (escolas do sítio). Com a pesquisa realizada em nossa pequena cidade e nas secretarias locais de educação, foi descoberto que não existe “o local da brinquedoteca” em nenhuma escola municipal, estadual ou privada, sendo assim, desenvolve-se a cada semestre o dia da leitura e teatro na instituição desencadeando a busca na comunicação a declaração da sua sobrevivência em grupo socialmente organizado que abrangem atitudes, valores, cultura e normas. Entretanto, da mesma forma os alunos se reorganiza continuamente e encontram formas de facilitar sua sobrevivência através da linguagem que usa para representar a si mesma, sendo artifício importantíssimo, pois acentua a concentração e a atenção influenciando o desejo de compartilhar suas experiências com os demais.

È importante que a escola assegure por meio do projeto pedagógico sobre o tipo de atividade prazerosa deve propor através da brincadeira e proporcionar o prazer de ser criança, consistindo em ser fundamental para que o aluno além da alfabetizar-se passa a utilizar esses conhecimentos requeridos na pratica social. A ação e o espaço da brinquedoteca na aprendizagem desenvolvem o psíquico e a ordem motora das crianças, visa proporcionar situações de cuidados e brincadeiras, possibilita sua inclusão, acentua sua curiosidade, contribui para o desenvolvimento da capacidade cognitiva, afetiva e constrói sua própria autonomia.

O espaço reservado para a criança na educação infantil é essencial para o aprendizado e hoje perdura o grande desafio que as escolas enfrentam como somente o pátio da escola para oferecer à ludicidade que desenvolve contação de histórias, jogos, pinturas, gincana, teatro de fantoches, que fazem a alegria de crianças e familiares presentes, sem contar que há falta de materiais, brinquedos, equipe articulada através destas a criança memoriza, se diverte, se socializa e aprende. Essa atividade faz parte dos projetos de extensão do curso que objetivam a integração entre as acadêmicas e a comunidade e divulgação da importância da ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, é de suma importância planejar ações para transformar a realidade visando reflexão e inspiração de métodos de organização para atingir os melhores resultados possíveis.

O brinquedista é uma pessoa com qualificações para poder atuar em diversos segmentos da brinquedoteca como preparar o ambiente, emprestar brinquedos e ser facilitador interagindo o objeto e a criança; inicialmente, o brinquedista deve ter o pensamento no sentimento da criança e sobre suas necessidades, pois e o que mais quer é descobrir o mundo mágico, novo, interessante, colorido, macio, desafiador. O conjunto de ações dele é voltado para a criação das melhores condições para um brincar de qualidade com um ambiente atrativo e acolhimento afetuoso que ele transmite ao longo do seu desempenho, valorizando a atividade como um todo.

Acredito que a manutenção de brinquedos é feita através da colaboração da comunidade, faz-se um apelo ao público e pede ajuda para resgatar os brinquedos danificados e a criação de novos, sendo feito o mesmo com o espaço lúdico, pois a brinquedoteca é criada e mantida nascendo da atividade espontânea de seus criadores.

No meu ponto de vista, não existe condição exigida para que a criança frequente um espaço lúdico, é por meio da brincadeira que a criança aprende, constrói conhecimento, expressa emoções e sentimentos e exprime para si a cultura em que está inserida. Dentro desta metodologia, é realizado, teatro, leitura, recreação, fantoches, contação de histórias, jogos, pinturas, gincana entre muitas outras atividades, onde o discente demonstra seu lado afetivo, desenvolve o cognitivo, além de construir o saber ético, moral, social e físico, reforçando suas habilidades, relações lógicas, forma de conceitos, expressão oral e corporal, reduzindo a agressividade e construindo seu próprio conhecimento.

Hoje a atualidade da cidade que vivo, é compatível com a ludicidade na educação, mas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com