TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CALCULO III ETAPA 1A3

Exames: CALCULO III ETAPA 1A3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE GRADUAÇÃO

ENGENHARIA CONTROLE E AUTOMAÇÃO

TURMA A - 4º SEMESTRE

CALCULO III

ATPS

João Fernandes de Souza RA 4237818478

Gustavo P. da Silva RA 3715676661

Vanderson R. R. de Paula RA 3715679334

Emmanuel Alves Maria RA 3724672895

Regis Aparecido de Oliveira RA 4611884206

Ednelson Gomes Valério RA 3730727602

PROFº FERNANDO

SOROCABA

SET/13 

ETAPA 1

Passo 1

HISTORIA DO CALCULO

RESUMO

O trabalho a seguir é o registro de uma pequena parte da história da matemática, fala um pouco sobre a origem dos números, o porquê da necessidade dos homens aprenderem os números aonde se iniciou a matemática, fala de alguns matemáticos que contribuíram para a evolução da matemática desde como era no principio até os dias atuais. Através de pesquisas pretendemos relatar como a matemática surgiu os matemáticos envolvidos na construção da história da matemática como surgiram os números. Após varias pesquisas e observações relatarmos por que este tema será o foco principal do trabalho. Através dos resultados encontrados entendemos o porquê a matemática sempre esteve e sempre estará em nosso meio social, pois sem ela não poderíamos calcular as coisas mais básicas do nosso dia a dia.

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

A matemática vem desde o século IX e VIII A.C., com os babilônios e os egípcios que tinham uma álgebra e uma geometria básica somente para as suas necessidades, como contar o ouro real. E não como uma ciência organizada. A partir do século VI e V A.C., na Grécia a matemática se distingue da babilônica e da egípcia, onde a fizeram uma ciência propriamente dita, por ter levado em conta problemas relacionados com processos infinitos, movimento e continuidade. Devido a tentativa de se resolverem esses problemas os gregos fizeram com que aparecesse o método axio-mático-dedutivo, onde esse método consiste em admitir como verdadeiras certas preposições. As dificuldades com que os gregos depararam ao estudar esses problemas relativos a processos infinitos fizeram com que os gregos se desviassem da álgebra, e se encaminhassem em direção à geometria onde é realmente que os gregos se destacam.

Os árabes na sua conquista a Índia encontram lá outro tipo de cultura matemática: a álgebra e a aritmética.

No ano de 1202 o matemático italiano Leonardo de Pisa, ressuscita a matemática na sua obra intitulada “Leber Abaci” onde ela descreve a “Arte de Calcular” ele apresenta soluções de equações do 1º, 2º e 3º grau.

Jordanus Nemorarus um monge alemão começa a utilizar letras para significar números, logo após introduz os sinais de + e de – em forma de letras p (plus: mais) e m (minus: menos). Mas tarde outro matemático alemão Michael Stifel passa a utilizar os sinais que usamos ate hoje.

Pierre Fermat desenvolveu a teoria dos números primos. O calculo diferencial aparece pela primeira vez com Isaac Newton com o nome de calculo das flexões.

No século VI na índia ocorre a invenção do zero, então no século IX o matemático Al-Khowarizmi e quis falar para todo o mundo então escreveu um livro chamado “Sobre a arte de calcular”, a partir dai o zero se incorpora no mundo da matemática. Após a introdução do zero na matemática equações do 2º grau passaram a ser resolvidas corretamente.

3 COMO SURGIRAM OS NUMEROS

A descoberta dos números não aconteceram tão de repente nem foi uma única pessoas os números surgiram da necessidade que o homem tinha em contar objetos e coisas.

usando os dedos das duas mãos podem ser representadas coleções contendo ate dez elementos; combinando dedos das mãos e dos pés pode-se ir até vinte. Quando os dedos humanos eram inadequados, podiam ser usado montes de pedras para representar uma correspondência com os elementos de um outro conjunto. Quando o homem primitivo usava tal método de representação, ele frequentemente amontoava as pedras em grupos de cinco, pois os quíntuplos lhe eram familiares por observação da mão e pé humanos.

No inicio dos tempos os homens usavam os dedos, as pedras os nos em cordas e marcas em ossos com o passar dos anos tudo foi se modificando ate dar origem aos números.

Na antiguidade um exemplo claro eram os pastores de ovelhas para poderem contar seus re-banhos o que eles faziam era bem simples eles soltavam as ovelhas para o pasto, mas colocando pedrinhas em um saco de couro e ao final da tarde eles recolhiam o rebanho e a cada ovelha que era recolhida eles tiravam uma pedrinha do saco assim ao final eles podiam saber se o rebanho tinha aumentado ou diminuído. Se houvesse aumentado eles apenas acrescentavam mais pedrinha.

Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representação. ( ver anexo figuras 01,02,03)

Apenas por volta do século III A.C., começa a se formar um sistema de numeração mais pra-tico: a numeração romana. Eles não formaram novos símbolos apenas pegaram as letas só alfabeto I V X L C D M.

A verdade é que o sistema romano não era usado para fazer contas servia apenas para registrar dados numéricos em documentos e livros. As contas eram feitas por especialistas, chamados de calculistas. Eles faziam cálculos mentalmente ou usavam o ábaco.

Muitos povos adoraram a numeração romana,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com