TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPITAL INTELECTUAL

Ensaios: CAPITAL INTELECTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

Capital Intelectual

Variação de capital intelectual em organizações públicas envolvidas em empreendimentos Government-to-government.

Um frame heurístico para avaliar o impacto de projetos G2G, em capitais humano, organizacional, de relacionamento e de inovação. Detectou-se um impacto positivo no capital intelectual das organizações envolvidas nesses empreendimentos. Além disso, esse empreendimento influenciou os componentes do capital intelectual de forma homogênea.

Desde 1980 a tecnologia da informação, tem ajudado não apenas como ferramenta para processar dados mais rapidamente, mas como uma poderosa arma estratégica.

As pesquisas apontam que muito dinheiro tem sido investido em informação desde os anos 50.

Em 94 começou-se a pensar em estratégias para estabelecer como o conhecimento de uma organização poderia ser mensurado; as empresas fazem isso quando avaliam o valor de mercado de companhias intensivas em conhecimento muito mais do que seu valor contábil.

Desenvolveram um frame heurístico capaz de avaliar a variação do capital intelectual em organizações públicas envolvidas em iniciativas G2G. Avalia o impacto do G2G na administração pública.

Capital intelectual pode ser como a metacapacidade que uma empresa tem para coordenar, orquestrar e aplicar seus recursos associados ao conhecimento, de forma a criar valor segundo sua visão estratégica.

Capital intelectual é definido como o valor econômico dos ativos intangíveis de uma corporação.

A teoria se fundamentou na crescente razão entre valor de mercado e valor contábil de uma organização.

O CI é a diferença entre seus valores de mercado e contábil.

Por que empresas devem medir seu capital intelectual?

Por seis razões: O que se mede se gerencia; para melhorar a gestão de recursos intangíveis; para monitorar efeitos derivados de ações; para traduzir a estratégia organizacional em ações; para ponderar possíveis e distintos cursos de ação; para aperfeiçoar o gerenciamento da organização como um todo.

O capital intelectual é medido pela seguinte equação:

Valor de mercado=valor contábil (capital monetário + capital físico) + capital intelectual (capital humano+ capital estrutural)

Sendo quanto mais intensiva em conhecimento é uma companhia, maior seu valor de mercado. O capital intelectual não pertence a firma; o estrutural pertence afirma e pode ser negociado.

Capital estrutural=cap. Organizacional + cap. de relacionamento+cap. inovação

Organizacional: estrutura interna da empresa, seus processos, bases de dados, códigos, cultura e redes internas como intranet

De Relacionamento: Ligação da empresa com clientes, fornecedores.

Inovação: conseqüência direta da firma da cultura da firma e da sua capacidade de criar conhecimento novo a partir do existente.

CI=cap. Humano+cap. Organizacional+cap. Relacionamento+cap. Inovação

Os órgãos públicos têm objetivos múltiplos de natureza não financeira. Usa insumos semelhantes (recursos humanos, conhecimento, capital...) o setor publico aproveita-se principalmente dos dois primeiros, que são intangíveis. O principal resultado gerado pelo setor público é serviço e não produto.

Há pesquisadores que apontam baixa motivação para adoção de novas praticas gerenciais no ambiente público e pouca margem de manobra a que os gestores públicos estão submetidos, como mais dois grandes obstáculos para implantação de projetos de capital intelectual na administração pública.

Organizações públicas não possuem valor de mercado, por isso são analisadas no corpo de conhecimento relativo à mensuração de performance.

As pesquisas e Checkland e colaboradores, levaram ao conhecimento de três níveis de performance que devem ser usados para monitorar a performance de um sistema.

-EFITIVIDADE: a coisa certa está sendo feita;

-EFICÁCIA: os objetivos foram alcançados;

-EFICIÊNCIA: o uso de recursos é mínimo;

Valores como igualdade. Dignidade humana, participação, transparência e responsabilidade devem ser observadas. Valores estes que poderiam substituir a razão valor contábil + capital intelectual, validando a teoria do CI para medir a variação de ativos intangíveis no setor público devido a empreendimentos G2G.

Como os orçamentos públicos têm sido cada vez mais contestados em vários países o mundo e a sociedade vem clamando por uma administração pública mais responsável, processos eletrônicos integrados entre órgãos públicos via internet, conhecidos como Government-to-Government, que podem uma maneira de resolver essa questão.

Fountain fala sobre o governo ´´essa habilidade em preservar a competição enquanto a cooperação é fomentada, para desenvolver capacidade de geração conjunta de políticas públicas entre as organizações de governo, é um dos desafios por sob iniciativas G2G na administração pública´´.

Lenk e Traunmuller vêem o governo como capaz de gerenciar e tornar disponível o conhecimento gerado e acumulado pelas organizações públicas em suas bases de dados, ou seja, que existe uma relação entre iniciativas de governo eletrônico e a variação do capital intelectual de uma dada organização pública.

HIPOTESE DE PESQUISA

H a- projetos G2G entre organizações públicas aumentam seu CI;

H b- o impacto de projetos G2G é maior no capital de relacionamento das agências públicas envolvidas.

A primeira hipótese fundamenta- se no fato de que os projetos G2G são suportados por sistema interorganizacionais que podem propiciar colaboração e ser lócus para a criação de conhecimento nas agencias públicas.

Empreendimentos G2G podem ser vistos como redes horizontais entre organizações públicas. É esperado que esse projeto tenha um maior impacto sobre o capital de relacionamento de uma organização, já que seu propósito é ligar duas ou mais agências públicas digitalmente, propiciando um trabalho colaborativo entre elas. Pode-se supor que a maior influência de uma iniciativa G2G se dê no capital de relacionamento de uma organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com