TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARBOIDRATOS

Tese: CARBOIDRATOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Carboidrato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

NoFonti.svg

Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.

—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Carboidratos, glícidos ou hidratos de carbono1 , são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio,2 podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição.

Conforme o tamanho, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.3

Diihidroxi-acetona

Índice

1 Estrutura

2 Classificação

2.1 Monossacarídeos

2.2 Oligossacarídeos

2.3 Polissacarídeos

2.4 Holosídeos e heterosídeos

2.4.1 Holosídeos

2.4.2 Heterosídeos

3 Derivados de carboidratos

4 Função

5 Notas

6 Referências

7 Ligações externas

Estrutura

Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, que geralmente seguem a fórmula empírica [C(H2O)]n, sendo n ≥ 3.. A proporção entre os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio é de 1:2:1. Contudo, alguns carboidratos não se ajustam a esta regra geral, como a manose, por exemplo, cuja fórmula molecular é C6H12O5. Outros autores utilizam a fórmula empírica [Cx(H2O)y].4 Nota 1 . Podem ser poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, isto é, possuem um grupo que pode ser aldeído ou cetona, respectivamente, e várias hidroxilas, geralmente uma em cada átomo de carbono que não faz parte do aldeído ou grupo funcional cetona. Além de carbono, hidrogênio e oxigênio, alguns carboidratos apresentam nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.

Classificação

Monossacarídeos

Ver artigo principal: Monossacarídeo

Os monossacarídeos são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula.3 O "n" da fórmula geral (CnH2nOn) pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses (C5H10O5) e as hexoses (C6H12O6). São relativamente pequenos, solúveis em água e não sofrem hidrólise.5 Devido à alta polaridade, os monossacarídeos são sólidos cristalinos em temperatura ambiente, e assim como os oligossacarídeos, são solúveis em água. São insolúveis em solventes não polares. Embora sejam comumente representados na forma de cadeia linear, as aldoses com quatro carbonos e todos os monossacarídeos com mais de cinco carbonos apresentam-se predominantemente em estruturas cíclicas quando em solução aquosas. Com exceção da diidroxicetona, todos os monossacarídeos apresentam pelo menos um carbono assimétrico, provocando a apresentação de formas isoméricas oticamente ativas. 6

Carboidrato Importância biológica

Trioses

(C3H6O3) Gliceraldeído Composto intermediário da glicólise.

Diidroxiacetona Participa da glicólise e do ciclo de Calvin.

Pentoses

(C5H10O5) Ribose Matéria-prima para a síntese de ácido ribonucleico (RNA).

Desoxirribose

(C5H10O4) Matéria-prima para a síntese de ácido desoxirribonucleico (DNA).

Hexoses

(C6H12O6) Glicose Molécula mais utilizada pelas células para a obtenção de energia.

Frutose Função energética.

Galactose Constitui a lactose do leite. Função energética.

Oligossacarídeos

Ver artigo principal: Oligossacarídeo

Os oligossacarídeos são carboidratos resultantes da união de duas a dez moléculas de monossacarídeos.3 A ligação entre os monossacarídeos ocorre por meio de ligação glicosídica, formada pela perda de uma molécula de água. O grupo mais importante dos oligossacarídeos são os dissacarídeos, formados pela união de apenas dois monossacarídeos.5 Quando são constituídos por três moléculas de monossacarídeos, recebem o nome de trissacarídeos.

Os oligossacarídeos são solúveis em água, mas como não são carboidratos simples como os monossacarídeos, necessitam ser quebrados na digestão para que sejam aproveitados pelos organismos como fonte de energia.

Carboidrato Monossacarídeos constituintes Importância biológica

Dissacarídeos Sacarose glicose + frutose Abundante na cana-de-açúcar e beterraba. Função energética.

Lactose glicose + galactose Encontrada no leite. Função energética.

Maltose glicose + glicose Encontrada em alguns vegetais, provém também da digestão do amido pelos animais. Função energética.

Trissacarídeos Rafinose glicose + frutose + galactose Encontrada principalmente nas leguminosas, não é digerida pelos seres humanos. Função energética.

Polissacarídeos

Ver artigo principal: Polissacarídeo

Os polissacarídeos são carboidratos grandes, às vezes ramificados, formados pela união de mais de dez monossacarídeos ligados em cadeia, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com