TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARGA E DESCARGA E ARMAZENAMENTO DE EQUIPAMENTOS

Dissertações: CARGA E DESCARGA E ARMAZENAMENTO DE EQUIPAMENTOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 2

PROCEDIMENTO COM O MUNCK.

Você sabia que o Munck é um guindaste comandado hidraulicamente e instalado sobre o chassi de um caminhão, com grande utilização na movimentação, remoção, levantamento e transporte de cargas relativamente leve. Para conduzir o caminhão Munck o motorista tem que ser habilitado com Carteira Nacional de Habilitação, categorias C, D ou E.

Antes do inicio da atividade, é sempre bom verificar se as pessoas estão treinadas e autorizadas a operar o caminhão Munck. A utilização do caminhão Munck é limitada de acordo com sua capacidade e com o tipo de carga que será movimentada, cabe ao Técnico em Segurança, supervisor ou operador do Munck analisarem a viabilidade de sua utilização antes de iniciar o serviço.

É importante observar o área do piso onde serão apoiadas as sapatas, o mesmo deve ser plano e firme e só colocar calços resistentes sob as sapatas se houver necessidade de pequena correção do nível do caminhão, verificar se os freios estão acionados e com as rodas calçadas.

Em relação a área coberta pelo raio de ação da lança e da carga, a mesma deve ser isolada, sinalizada com cones e livre de quaisquer obstáculos e sem a permanência do trânsito de pessoas no local. Para casos de operação perto de redes elétricas ou equipamentos energizados e, ou valas e escavações são necessárias redobrar a atenção de todos envolvidos na operação.

Se a operação da carga ou descarga for feita em valas e escavações, o pessoal que estiver trabalhando naqueles locais deve ser removido, e só deve retornar ao término da operação.

Utilize somente eslingas de cabo de aço, cintas ou outro dispositivo específico para içamento da carga. Nunca utilize cordas para o içamento de cargas, elas deverão ser usadas apenas para posicionar/direcionar a carga. É obrigatória a existência da trava de segurança no gancho.

Nunca permanecer sobre a carroçaria na área de alcance da lança enquanto a mesma estiver em movimento ou permaneça sob a cargas suspensas. O operador nunca deve abandonar o Munck com a carga suspensa.

O guincho do Munck não pode arrastar cargas, pois ele não foi projetado para tracionar e sim para efetuar levantamento vertical. Nunca movimentar o veículo com a carga suspensa, pois a estabilidade do mesmo ficará seriamente reduzida, gerando risco de queda da carga sobre pessoas ou equipamentos. A movimentação do caminhão Munck de uma área para outra deve ser feita com as patolas e lanças recolhidas e posicionadas em seu berço de apoio.

O operador deverá posicionar-se em local mais afastado possível da área de atuação da lança, preservando sua segurança e de frente para a movimentação do equipamento. O caminhão Munck deverá ser equipado com comandos duplos em ambos os lados do veículo e, com uma tabela de carga impressa fixada no caminhão.

Sempre devem ser realizadas inspeções periódicas nos ganchos, a fim de detectar possíveis deformidades. Inspecionar o estado dos cabos, cintas ou quaisquer outros dispositivos que serão usados antes do inicio do içamento da carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com