TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CATALASE E COAGULASE

Monografias: CATALASE E COAGULASE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  6.522 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO !!!

O teste da catalase é realizado com peróxido de hidrogênio (H2O2) sobre uma lâmina e consiste na detecção da enzima catalase em bactérias. Esta enzima atua sobre a água oxigenada (peróxido de hidrogênio 3 a 5%) desdobrando-a em oxigênio e água e conseqüentemente protege as bactérias dos ataques com superoxidantes produzidos como defesa pelos leucócitos. A catalase é produzida por muitos microrganismos e é usualmente empregada para diferenciar Staphylococcus, que são catalase positivos e Streptococcus que são catalase negativos. A prova é considerada positiva quando há borbulhamento ou efervescência devido à liberação do oxigênio.

O teste da coagulase é utilizado para distinguir espécies patogênicas de Staphylococcus de espécies não patogênicas, sendo um bom indicador da patogenicidade do S. aureus. As coagulases são enzimas com capacidade para coagular o plasma sanguíneo através de um mecanismo similar ao da coagulação normal e conseqüentemente, com a formação de coágulos em volta das bactérias o seu reconhecimento e fagocitose pelas células do sistema imunitário são dificultados e com isso elas ficam protegidas. A prova da coagulase em tubo consiste em juntar num tubo de ensaio contendo plasma sanguíneo e uma suspensão de microrganismos. A formação de coágulos às 2 h, às 6 h ou às 24 h de incubação é interpretada como uma prova positiva. A ausência de coagulação após 24 horas de incubação é uma prova negativa.

Objetivo

O objetivo da aula pratica, foi a possível aprendizagem das técnicas do teste de catalase e o teste da coagulase, a partir das amostras contidas e diante disso distinguir a possível espécie de Staphylococcus.

Materiais e métodos

Os matérias utilizados foram alça de platina, bico de bulsen, pipeta de Pasteur, solução de peróxido de hidrogênio, Amostra de bactérias, laminas e tubo de ensaio contendo plasma sanguineo.

Para realização do teste de catalase, com ajuda da alça de platina devidamente esterilizada, foi retirada uma pequena quantidade de bactérias do meio de cultura e colocada sobre a lâmina, com a pipeta de pasteur a mesma foi coberta com solução de Peroxido de hidrogênio (H202). No teste de coagulase, com a alça de platina devidamente esterilizada foi retirada uma pequena quantidade de bactérias do meio de cultivo e colocada em um tubo de ensaio contendo plasma sanguineo. Após esse procedimento, se em 24horas houver a formação de coagulo de sangue devemos considerar a amostra positiva para S. aureus.

Resultados e discussões.

O resultado foi satisfatório, pois foram feitas as técnicas e possíveis identificaçoes de bactérias. Porem nas próximas aulas, serão concluídos os demais testes.

Ambos os testes deram positivo, pois, no teste de catalase foi possível visualizar borbulhamento devido a liberação de oxigênio e no teste de coagulase houve a formação de coágulos na amostra.

Conclusão

Quando nos deparamos com um material biológico, a fim de identificar os tipos bacterianos presentes ali, vários métodos de identificação, de isolamento, diferenciais e seletivos são utilizados, porém os testes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com