TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Microbiologia Coagulase catalase

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  3.494 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Para o estudo e identificação das bactérias, é necessário isolá-las e cultivá-las, de modo que tenham condições físicas e químicas para que se reproduzam e aumentem seu inóculo. Esse cultivo é feito no meio de cultura, um ambiente que fornece um meio propicio – nutrientes e condições químicas adequadas – para seu crescimento. Há vários tipos de meios de cultura, classificados quanto ao seu estado físico, finalidade e características.

Quando uma amostra é coletada e levada ao laboratório clínico a fim de realizar sua análise microbiológica, o primeiro passo é o cultivo da amostra em meio de cultura simples. Após o crescimento, essas bactérias são submetidas a testes, como de catalase e coagulase que foram feitos no laboratório, e outros possíveis, como a coloração de Gram.

Métodos

Foram utilizados dois meio de culturas:

  1. Ágar MacConkey
  2. Ágar Sal Manitol

Os testes executados foram:

  1. Teste de Catalase
  2. Teste de Coagulase

Materiais

Discussão

  1. O Ágar MacConkey é um meio de cultura seletivo (pela presença de sais biliares, cristal violeta e NaCl) para enterobactérias destinado ao crescimento de bactérias Gram negativas, e para indicar as fermentadoras de lactose. O cristal violeta inibe o crescimento de microrganismos Gram positivos.  Os organismos que fermentam a lactose, produzem o pH localizado, seguido pela absorção do vermelho neutro contido no meio, que confere uma coloração vermelha ou rósea à colônia, enquanto as não fermentadoras de lactose permanecem incolores ou transparentes.

Com o auxílio de uma alça de platina esterilizada em um bico de Bunsen, foram retiradas as bactérias Klebsiella pneumoniae e Proteus sp do meio de cultura onde estavam, e inseridas no meio Ágar MacConkey para o teste de lactase. Os resultados obtidos serão comentados posteriormente.

  1. O Ágar Sal Manitol é um meio de cultura em placas usado no isolamento de Staphylococcus aureus de amostras biológicas como urina, secreções, feridas e exsudatos. A fermentação com manitol, conforme indicada por uma alteração no indicador vermelho de fenol, ajuda na diferenciação das espécies de estafilococos. Devido à alta concentração de NaCl (7,5%), há a inibição de bastonetes Gram negativos e de outros organismos bacterianos que não os estafilococos. O Staphylococcus aureus cresce de maneira excelente neste meio, produzindo colônias com zonas amarelas devido à fermentação do manitol. Estafilococos coagulase-negativos (não patogênicos) produzem colônias pequenas sem mudança de coloração do meio ao redor

Com o auxílio de uma alça de platina esterilizada em um bico de Bunsen, foram retiradas as bactérias Klebsiella pneumoniae e Staphylococcus aureus do meio de cultura onde estavam, e inseridas no meio Ágar Sal Manitol para o teste de lactase. Os resultados obtidos serão comentados posteriormente.

  1. A catalase, também chamado de hidroperoxidase é uma enzima intracelular encontrada na maioria dos organismos que decompõe peróxido de hidrogênio (H2O2) em água e oxigênio, conforme a seguinte reação: 2H2O2 → 2H2O + O2. Esse teste é muito utilizado na microbiologia, que consiste na detecção de catalase em bactérias, servindo essencialmente para a distinção entre estafilococos e estreptococos. A prova é considerada positiva quando há borbulhamento ou efervescência devido à liberação de oxigênio.

Com o auxílio de uma alça de platina esterilizada em um bico de Bunsen, foram retiradas as bactérias Klebsiella pneumoniae e Staphylococcus aureus do meio de cultura e colocadas sobre uma lâmina. Com uma pipeta de pasteur, as mesmas foram cobertas com solução de peróxido de hidrogênio (H2O2). Os resultados obtidos serão comentados posteriormente.

  1. O teste de coagulase é utilizado para distinguir espécies patogênicas de Staphylococcus de espécies não patogênicas, sendo um bom indicador da patogenicidade do S. aureus. As coagulases são adesinas com capacidade de coagular o plasma sanguíneo através de um mecanismo similar ao de coagulação normal, reagindo com a protrombina, e consequentemente com a formação de coágulos em volta da bactéria o seu reconhecimento e fagocitose pelas células do sistema imune são dificultados, e por isso elas ficam protegidas. A formação de coágulo em um período de até 24h em 37°C é interpretada como uma prova positiva.

Com o auxílio

https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/CATALASE-E-COAGULASE-378160.html

http://www.newprov.com.br/site/pdf_bulas/17-01-11_14-53-02.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com