TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CBUQ

Artigo: CBUQ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  1.167 Visualizações

Página 1 de 5

Método CBUQ

CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE.

Trabalho apresentado na disciplina de PAVIMENTÇÃO, do curso de Engenharia Civil, da Universidade do Sul de Santa Catarina, orientado pelo professor Huri Alexandre.

PALHOÇA

2013

INTRODUÇÃO

O trabalho que segue adiante surgiu partir do desafio proposto pelo professor Huri Alexandre em sala de aula na disciplina, Pavimentação em que os alunos acadêmicos do curso de engenharia civil 7º fase deveriam descrever o processo de pavimentação pelo método CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente. Neste trabalho iremos ver os seguintes assuntos: Insumos, mão de obra, equipamentos, processo construtivo, controle tecnológico composição do preço unitário e fotos das etapas construtivas.

CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE

- Consiste em uma mistura que será aplicada sobre a superfície imprimada, e após a compressão, irá produzir um pavimento flexível. Esta mistura é executada em usina apropriada, com características específicas, composta de agregado mineral graduado, material de enchimento (filler0 e ligante betuminoso, espalhada e comprimida à quente. Na usina são previamente aquecidos para depois serem misturados.

-INSUMOS

CBUQ é a mistura de mais altas qualidade, em que um controle rígido na dosagem, mistura e execução deve atender a exigências de estabilidade, durabilidade, flexibilidade e resistência ao deslizamento preconizados pelas Normas Construtivas. Suas propriedades fundamentais são a durabilidade, flexibilidade, estabilidade e resistência ao deslizamento. Pode ser composto de: Camada de nivelamento, camada de ligação (Binder) e camada de desgaste ou rolamento

Tipos de utilização do CBUQ:

- Materiais betuminosos: CAP 30/45, 50/70, 85/100.

- Agregados graúdos: Pedra Britada, escória britada, seixo rolado britado ou não

- Agregados miúdos: areia, pó de pedra ou mistura de ambos.

- Filer: Cimento Portland, cal, pó calcário

- EQUIPAMENTOS:

Os equipamentos que serão utilizados deverão estar de acordo com as especificações para ser dada a ordem de serviço.

Os caminhões basculantes, para o transporte do concreto betuminoso, deverão ter caçambas metálicas robustas, limpas e lisas, lubrificadas com água e sabão, óleo cru fino, óleo parafínico ou solução de cal, de modo a evitar a aderência da mistura às chapas da báscula. Outros produtos que possam dissolver o betume não serão permitidos.

Para espalhamento e acabamento, serão utilizadas pavimentadoras automotrizes (acabadoras), capazes de espalhar e conformar a mistura no alinhamento, cotas e abaulamento requeridos. As acabadoras deverão ser equipadas com parafusos sem fim, para colocar a mistura exatamente nas faixas. Deverão possuir dispositivos rápidos e eficientes de direção, além de marchas para a frente e para trás. Serão equipadas com alisadores e dispositivos para aquecimento dos mesmos, com controle de temperatura, para colocação da mistura sem irregularidades.

Serão utilizados rolos pneumáticos e rolos metálicos lisos, tipo tanden, rolos vibratórios ou outros equipamentos aprovados pela Fiscalização. Os rolos compressores, tipo tanden, deverão ter uma carga de 8 a 12 t. Os rolos pneumáticos, autopropulsores, deverão ser dotados de pneus que permitam a variação da calibragem de 35 a 120 libras por polegada quadrada.

O equipamento em operação deverá ser suficiente para comprimir a mistura a densidade requerida, enquanto esta se encontrar em condições de trabalhabilidade.

Trator de esteira para espalhar o material (solo)

Ensaio de umidade do solo:

Motoniveladora para fazer o nivelamento das camadas logo atrás rolo acabador

Usina de CBUQ

Usina de CBUQ

Acabadora de asfalto Auto Propulsora

Caçamba transportando CBUQ para ser espalhado

Rolo compressor

Rolo acabador

-MÃO DE OBRA

No processo de execução do CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente tem o envolvimento de diferentes profissionais e são eles corpo técnico e mão de obra pesada. No corpo técnico temos os engenheiros, projetistas, fiscais, laboratoristas, técnicos tecnólogos e os profissionais das áreas humanas que dão apoio as equipem. No corpo de mão de obra pesada temos, os serventes, motoristas, encarregados, operadores de equipamentos manuais e equipamentos motorizados. Todos são envolvidos conforme as fases em execução, seja desde a fase de projeto até a parte do controle de qualidade do produto acabado. Quando avaliamos todos os profissionais que são envolvidos no processo de execução conseguimos verificar as diferentes classes sociais envolvidas e os diferentes níveis de instrução dos colaborados. Cabe ao engenheiro integrar os diferentes profissionais e fazer com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com