TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO CBUQ NA PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA

Por:   •  17/4/2019  •  Monografia  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 10

10. Usinagem do CBUQ

Conforme ES-031/DNIT (2006), para o uso do concreto betuminoso usinado a quente, deve-se dispor dos equipamentos como depósito para ligante asfáltico; silos para agregados; usina para mistura asfáltica; caminhão basculante para o transporte da mistura; equipamento para espalhamento e acabamento e equipamento para a compactação.

Conforme (Nogueira, 1961), o composto dos agregados e o betume é realizada em usinas fixas, preferencialmente nas fabricas do tipo constante ou volumétrica, feitas dos seguintes componentes: silo para agregado frio, secador com coletor de pó; peneiras; silo de agregado quente; medidor de fíler e de betume e misturador. A usina operada deve mostrar condições de fabricar misturas asfálticas uniformes. A usina deve ser equipada com unidade classificadora de agregados, a qual dispõe o material para os silos quentes. O sistema de coleta de pó deve ser especifica, para que os impactos ambientais sejam o mínimo. Deverá ter na usina equipamentos com sistema de controle de temperatura: Termômetro de mercúrio, termômetro com proteção metálica e graduação de 90° a 210°. Figuras 5,6,7

21

Figura 5. Silos

Silos de agregados frio

Figura 6. Secador e coletor de pó e Silos de agregado quente

Fonte: vibrafort.com

22

Figura 7. Misturador e Secador

Fonte:vibrafort.com

11. Preparo do CBUQ

O preparo da mistura asfáltica (CBUQ) deve ser feito em usina adequada onde ocorre o recebimento e a estocagem dos agregados que, por sua vez, são dosados (como no projeto) em silos. O controle da dosagem é automatizado, possibilitando a pesagem com maior precisão dos materiais. Em seguida, os agregados são direcionados ao forno secador e ao tambor misturador. Após a mistura do agregado no interior do tambor, é adicionada a emulsão asfáltica (BORRINUEVO et al., 2014).

11.1 Caminhões para o transporte da mistura

• O deslocamento da mistura betuminosa terá que ser efetuado em caminhão basculante com caçambas metálicas apropriadas, ao ponto de aplicação que deverá ser constante.

• A ligação da mistura às placas do caminhão caçamba deverá ser evitada por meio de solução de cal ou água e sabão ou ainda óleo vegetal. Não podendo haver excesso da solução que deverá ser retirada, antes do carregamento;

• Se necessário, cada carregamento deverá ser coberto com lonas impermeáveis, com tamanho suficiente para proteger todo o material, para que assim a mistura seja colocada na pista na temperatura especificada.

23

11.2 Execução do CBUQ

A mistura betuminosa a quente sai do misturador imediatamente para os caminhões basculantes, que a conduzem para a rodovia, tendo que chegar ao ambiente da execução de modo, que a temperatura do composto não seja inferior que 120ºC (NOGUEIRA, 1961).

A precaução em relação a temperatura do uso do CBUQ em campo necessita de algumas condições, tais como: a distância entre a fábrica e o ambiente de realização, as situações do clima no dia, a segurança do equipamento na caçamba do basculante. Esses tipos de situações permitem saber se a tenacidade do material ainda possibilita o seu lançamento e sua compactação, sem estragos ou cancelamento de suas eficácias ligantes (BALBO, 2007).

Anteriormente à aplicação da mistura, o lugar deverá ser higienizado com vassourão e/ou compressor de ar, para recolher agregados espalhados, pó ou outras substâncias que possam vir a prejudicar a realização. A pintura de ligação deve conter película homogênea e proporcionar apropriadas condições de ligação (DER/PR ES-P 21/05).

Segundo Nogueira (1961), posteriormente a higienização, deposita se a emulsão asfáltica de petróleo (EAP) com caminhão espargidor, com o prazo de cura de dois dias, com o objetivo de proporcionar uma boa pega ao concreto asfáltico.

Balbo (2007), as emulsões asfálticas são feitas a partir do CAP, acrescentando água e agente emulsificante. As emulsões são agrupadas conforme com sua rapidez de ruptura, conseguindo ser: veloz (RR), média (RM) e devagar (RL).

A compactação ou compressão estabelece uma das fases mais consideráveis para uma ótima utilização do revestimento de concreto betuminoso. É sugerido que a aceleração de rolagem não exceda 7km/h, e que na transferência de sentido da marcha, não tenha movimentação brusca, uma vez que assim seria capaz de provocar depressões na massa. De 90 a 100% deverá ser alcançada a compactação de laboratório (NOGUEIRA, 1961).

24

11.3 Sequência da Execução do Lançamento do CBUQ.

a) Marcação topográfica da região de aplicação.

• Primeiramente a equipe da topografia efetua a medida da área da pista que vai receber a camada do CBUQ. Figura 8.

Figura 8. Marcação Topográfica.

Fonte: Guia de Trabalhos da Engenharia

b) Limpeza do espaço de ocupação

Primeiramente deve ser efetuada a limpeza no local que irá receber a pintura, de maneira a retirar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com