TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDADE SUSTENTÁVEL: CURITIBA

Trabalho Universitário: CIDADE SUSTENTÁVEL: CURITIBA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2013  •  3.348 Palavras (14 Páginas)  •  1.468 Visualizações

Página 1 de 14

CIDADE SUSTENTÁVEL: CURITIBA¹

Borba Ana Claudia2, Alencar Akiko3, Gonçalves Graziela4, Ferreira Luciano5, Oliveira Marcos6

RESUMO

A mobilidade urbana sustentável, que incorpora os princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, deve atender as necessidades da sociedade de se deslocar livremente a fim de realizar as atividades desejadas, visando, em última análise, a melhoria da qualidade de vida urbana das presentes e futuras gerações. Este trabalho tem por objetivo principal analisar a mobilidade urbana sustentável de Salvador tendo como espelho a cidade de Curitiba, que é a pioneira no desenvolvimento urbano sustentável.

PALAVRAS-CHAVE: Mobilidade Urbana. Bicombustível. Qualidade Ambiental. Planejamento Urbano.

1. INTRODUÇÃO

Cidade sustentável é uma cidade que possui uma política de desenvolvimento urbano, que promovam medidas para proteger o meio ambiente natural e construído, garantindo a função social ambiental da propriedade na cidade. A sustentabilidade é um assunto complexo que envolve as dimensões ambiental, social, econômica e atual dos processos urbanos. O Estatuto Cidade, ao mesmo tempo em que oferece instrumentos para a reforma urbana, prescreve a integração do direito humano a moradia e o direito a esse meio ambiente ecologicamente equilibrado nas cidades.

Os problemas de mobilidade urbana no Brasil se repetem há anos: excesso de veículos nas ruas, transporte coletivo deficitário e em alguns casos precário, execução lenta de obras de infraestrutura e falta de ações conjuntas entre municípios da mesma região metropolitana.

___________________________________________________________________

¹Trabalho Apresentado à Disciplina de Projeto Integrador sob orietanção dos professores: Profª. Hérika, Profª. Bernadete Bittencourt, Profª. Glória Cecília, Profº. Luciana Mello, Profª. Fábio Lúcio.

²Graduando do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental do Centro Universitário Jorge Amado- Unijorge. E-mail:anaclaudia.borba@hotmail.com

³Graduando do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental do Centro Universitário Jorge Amado- Unijorge. E-mail:akiko.bee33@hotmail.com

4Graduando do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental do Centro Universitário Jorge Amado- Unijorge. E-mail:grazielagrazon@hotmail.com

5Graduando do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental do Centro Universitário Jorge Amado- Unijorge. E-mail:lucianof28@hotmail.com

6Graduando do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental do Centro Universitário Jorge Amado- Unijorge. E-mail:marcaao.reis@hotmail.com

De uns tempos para cá, no entanto, a situação está se agravando. Com o bom momento da economia brasileira e o estímulo da indústria automotiva, ficou mais fácil comprar um veículo. Já chega a 47% o total de domicílios no País que possuem automóveis ou motocicletas para atender o deslocamento dos seus moradores. Em 2008 o número era de 45,2%, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que prevê elevação desse porcentual. Esse movimento vai à contramão do que defendem especialistas de trânsito. Segundo eles, se não houver investimentos volumosos no transporte coletivo, a mobilidade deve ficar cada vez mais comprometida e a cena urbana frequente será a dos congestionamentos. O transporte urbano considerado como sustentável é aquele que permite a satisfação das necessidades básicas de acesso e mobilidade das pessoas, empresa e sociedade, de forma compatível com a saúde humana e o equilíbrio do ecossistema, possui custos aceitáveis e limita as emissões de resíduos e poluentes em função da capacidade de absorção pelo meio ambiente.

De acordo com Macário (2005), as condições de mobilidade afetam diretamente o desenvolvimento econômico das cidades, podendo atrair ou afastar pessoas, investidores, indústrias e empregos. O agravamento dos problemas de transporte e a necessidade de uma nova forma para o planejamento da mobilidade têm elevado o uso de conceitos de sustentabilidade pelos gestores, visando assim uma melhor utilização das características das vias urbanas e melhor utilização desses recursos. (Costa, 2005).

Ao mesmo tempo, as principais capitais estão diante de uma oportunidade única, ao ter pela frente dois grandes eventos que podem mudar esse cenário. Com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, o País deve receber bilhões em investimentos, dos quais uma boa fatia para a infraestrutura de transportes. Os principais projetos envolvem ampliação e construção de novas vias e principalmente a implantação do sistema Trânsito Rápido de Ônibus (BRT, na sigla em inglês), uma estrutura que permite o deslocamento rápido dos passageiros por meio de estações de transferência e corredores exclusivos. Das 12 cidades-sede da Copa, nove têm projeto nesse sentido. As propostas, segundo fontes consultadas pela Agência Estado, não vão resolver todos os problemas, mas podem diminuir de forma considerável os gargalos da mobilidade urbana.

2. METODOLOGIA

A equipe desenvolveu o projeto, através de algumas ações como: análise de informações obtidas através das pesquisas e reportagens, levantamento de dados e pesquisas bibliográficas.

Para a efetivação deste artigo, foi realizada pesquisa, e discussão dos conceitos relacionados ao tema. Pesquisamos, portanto, em artigos relacionados à mobilidade urbana na Cidade de Curitiba. Visando o investimento ao planejamento urbano e qualidade de vida da população.

3. MOBILIDADE URBANA SUSTENTAVEL

Curitiba é a cidade do Paraná, um três estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693, quando foi criada a câmara. Curitiba enfrenta agora o desafio de grande metrópole, onde a questão urbana é repensada sob o enfoque humanista de que a cidade é primordialmente de quem nela vive.

Com o desenvolvimento planejado, educação ambiental e preservação do patrimônio histórico são conceitos abraçados pelos habitantes e administrações públicas de Curitiba desde o nascimento da cidade. Os frutos desta postura histórica mostram-se evidente para o turista que visita Curitiba.

A Cidade de Curitiba é um sistema de gestão que coloca o meio ambiente na agenda de todos os setores da administração. Promove investimentos em transporte, criação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com