TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade De Curitiba

Trabalho Escolar: Cidade De Curitiba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 4

Slide 1 – Apresenta

Slide 2 - Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil.

Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693.

Os primeiros habitantes foram os portugueses, os negros e os índios, depois chegaram os imigrantes da Ásia e da Europa.

Slide 3- Desenvolvimento planejado, educação ambiental e preservação do patrimônio histórico são conceitos abraçados pelos habitantes e administrações públicas de Curitiba desde o nascimento da cidade. Os frutos dessa postura histórica mostra-se evidente para o turista que visita Curitiba.

Slide 5 - O primeiro plano urbanístico de Curitiba foi instituído em 1783, quando a Câmara de Vereadores da época determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização das novas construções.

Em 1886 construiu-se o Passeio Público, o primeiro parque de Curitiba, reunindo conceitos de preservação ambiental, saneamento e lazer

Em 1895 surgiu o primeiro Código de Posturas de Curitiba, que regulamentava aspectos de conduta e higiene. A partir de 1903 institui-se a hierarquização de usos do solo

Na década de 1910 as ruas do centro foram pavimentadas com paralelepípedos e os bondes, até então puxados por mulas, foram substituídos pelos de tração elétrica, trazidos da França

Slide 6 - Em 1955 surgiu o primeiro plano de transporte coletivo, dividindo-se a cidade em áreas de concessão para empresas privadas de transporte.

Nos anos 60, urbanistas da Universidade Federal do Paraná encaminharam à Prefeitura uma proposta de plano diretor para Curitiba. Após amplo debate o Plano Diretor foi aprovado, mas iniciado somente em 1971, na gestão do prefeito e arquiteto Jaime Lerner.

Foram, então, instituídas, por exemplo, as ruas exclusivas para pedestres (calçadões), a integração do transporte coletivo e o emprego de canaletas exclusivas para ônibus.

O fechamento de parte da Rua XV de Novembro ao tráfego de veículos, em 1971, foi a primeira iniciativa desse tipo no Brasil. Esse trecho é conhecido hoje como a Rua das Flores, e inclui a av. Luiz Xavier.

Slide 7 – foto

Slide 8 – foto

Slide 9 - Inaugurado em 1886 com cerca de 70 mil m² de mata natural, nas margens do rio Belém. Na época sua iluminação era feita por lampiões alimentados por azeite de peixe.

No século 19, foi por algum tempo o Jardim Botânico de Curitiba. Foi, também, o primeiro zoológico e, até hoje, possui alguns animais em cativeiro, além de um aquário.

O Passeio Público é um santuário ecológico em pleno centro de Curitiba. Tem lago com ilhas, uma gruta, ponte pênsil, palco flutuante e é cortado pela malha cicloviária da cidade.

Localizado entre as ruas Presidente Carlos Cavalcante, Presidente Faria e av. João Gualberto, no Centro.

Slide 10 - Uma nova visão para a integração entre uso do solo e transporte

No final dos anos 1960, um grupo de jovens arquitetos da Universidade Federal do Paraná, que eram contra o plano oficial de desenvolvimento criado por Alfred Agache

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com