TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação da Cidade de Curitiba

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Curitiba é a capital do Paraná. Foi fundada em 29 de março de 1693.

No século XVII, a principal atividade econômica da cidade era a mineração, junto com a agricultura de subsistência. Outra atividade que se manteve pelos séculos XVIII e XIX, foi à atividade chamada tropeira, derivada da pecuária. Os tropeiros eram condutores de gado que conduziam o gado cujo destino final era Minas Gerais. O longo caminho fazia com que os tropeiros tivessem que aguardar o fim dos invernos rigorosos em fazendas. Aos tropeiros se devem costumes como o fogo de chão para assar a carne, o uso de ponchos de lã, a abertura de caminhos e a formação de povoados.

No fim do século XIX, com o ciclo da erva-mate e da madeira em crescimento, ocorreram dois acontecimentos que foram bem marcantes: a chegada de imigrantes europeus e a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, ligando o Litoral ao Primeiro Planalto paranaense.

Os imigrantes ao longo do século XX deram um novo cotidiano para Curitiba. Seus modos de ser e de fazer se uniram de tal forma à cidade que hoje são bem curitibana festas cívicas e religiosas de diversas etnias, dança música e culinária. O modo de trabalho dos curitibanos acabou criando uma Curitiba planejada. A cidade foi premiada internacionalmente, em gestão urbana, meio ambiente e transporte coletivo.

No século XX a indústria se desenvolveu com força ao perfil econômico antes fundamentado nas atividades comerciais e do setor de serviços. A cidade enfrentou nos anos 1970, a urbanização acelerada, provocada pelas migrações do campo, devido à substituição da mão-de-obra agrícola pelas máquinas.

Curitiba enfrenta agora o desafio de grande metrópole, onde a questão urbana é repensada sob o foco humanista de que a cidade é de quem nela vive. Seu povo ensina no dia a dia a arte do encontro e da convivência.

Curitiba tem um dos melhores índices de áreas verdes do País: 52 metros quadrados por habitante, totalizando aproximadamente 82 milhões de m². Os 30 parques e bosques são o resultado de uma série de medidas públicas tomadas ao longo do tempo. Algumas envolvem um significado especial.

Em 1970, por exemplo, muitas terras poderiam ter sido vendidas para moradia. Ao invés disso, a opção foi criar reservas de verde, em parques e bosques que unem as funções de preservação ambiental, saneamento, esporte e lazer.

A coleta do lixo reciclável, a compra do lixo e o sistema de deposito dos resíduos, no Aterro Sanitário da Caximba, chamaram a atenção da Organização das Nações Unidas em 1990. Neste ano, Curitiba recebeu o prêmio máximo na área de meio ambiente.

A separação do lixo nas residencias e coleta de lixo reciclável estão sendo aplicados também por alguns municípios vizinhos.

Outra iniciativa é o Olho d’Água, programa de educação ambiental. É uma grande parceria para monitorar a qualidade da água das bacias hidrográficas dos principais rios que cortam Curitiba.

DADOS DA CIDADE DE CURITIBA

Altitude:

945 m

Área:

435,036 km²

Área verde por habitante:

58 m² (IBGE - 2010)

Bairros:

75

Regionais:

10

Clima:

Subtropical

Extensão Norte-Sul:

35 Km

Extensão Leste-Oeste:

20 Km

Fuso Horário:

Brasília (UTC-3)

Gentílico:

Curitibano

Latitude:

25º25'48'' Sul

Longitude:

49º16'15'' Oeste

Pluviosidade:

1500 mm/ano

Relevo:

Levemente ondulado

Temperatura média no verão:

21 ºC

Temperatura média no inverno:

13 ºC

População:

1.917.185 habitantes (IBGE - Estimativa 2018)

PIB (R$1.000):

83.864.936 (IBGE - 2015)

IDHM:

0,823 (PNUD, Ipea e FJP - 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com