TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINESIOLOGIA

Artigo: CINESIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  1.328 Visualizações

Página 1 de 4

Movimentos do complexo do ombro e da escápula

O ombro é uma articulação com quatro liberdades de movimento que são realizadas nos planos sagital, frontal e transverso, para isso é necessário um sinergismo entre os músculos do cíngulo do membro superior e o complexo do ombro, além dos movimentos escapulotorácico de: elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo.

Através desse sinergismo conseguimos realizar todos os movimentos do ombro com seus ângulos máximos que são:

No plano sagital o movimento de flexão é de 0 a 180º, a extensão é o retorno à posição anatômica e a hiperextensão é de 0 a 45º.

No plano frontal tem os movimentos de abdução e adução, com a abdução atingindo 180º e a adução o retorno a posição anatômica (LIPPERT,2003).

No plano transverso tem os movimentos de rotação medial e rotação lateral. A partir da posição neutra é possível realizar 90º em cada direção. Ainda no plano transverso os movimentos de abdução horizontal e adução horizontal, estes movimentos iniciam com 90º de abdução do ombro. A abdução horizontal é de aproximadamente 30º, e a adução horizontal é de 120º, e circundação que exprime todos movimentos realizados pelo ombro.

São dezesseis músculos envolvidos com todos os movimentos do ombro, e podemos dividir em cinco músculos do cíngulo do membro superior e onze com o ombro. Os cinco músculos do cíngulo do membro superior são: trapézio, serrátil anterior, rombóides, levantador da escápula e peitoral menor. E os onze músculos do ombro que são: deltóide, peitoral maior, redondo maior, latíssimo do dorso, coracobraquial, manguito rotador: o supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular, bíceps braquial e tríceps braquial (TORTORA & GRABOWSKI, 2002).

Movimento de extensão realizado pelo ombro

Extensão – a extensão ocorre no plano sagital, esse movimento é realizado pelos músculos deltóide (parte espinhal), latíssimo do dorso, redondo maior, tríceps braquial (cabeça longa), peitoral maior (parte esternal), este tendo ação quando o braço estiver a 90º, a extensão é descrita como o retorno à posição anatômica, correspondendo a 0º.

Hiperextensão – a hiperextensão ocorre no plano sagital, esse movimento é realizado pelos músculos latíssimo do dorso e deltóide (parte espinhal), a partir da posição anatômica é possível alcançar 45º.

Extensão:

* Deltóide Posterior;

* Grande Dorsal;

* Redondo Maior;

* Tríceps Braquial;

Obs.: Na extensão de ombro o agonista é o grande dorsal, já os sinergistas acessórios são o deltóide posterior, o redondo maior e o tríceps braquial, e os sinergistas verdadeiros são o redondo maior, pois impede a rotação lateral e o deltóide posterior, pois impede a rotação medial.

MÚSCULOS DO OMBRO

Músculos do Ombro

Deltóide

Supra-espinhal

Infra-espinhal

Redondo Menor

Redondo Maior

Subescapular

________________________________________

DELTÓIDE

Ombro

Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio e espinha da escápula

Inserção Distal: Tuberosidade deltóidea - úmero

Inervação: Nervo Axilar (C5 e C6)

Ação: Abdução do braço, auxilia nos movimentos de flexão, extensão, rotação lateral e medial, flexão e extensão horizontal do braço. Estabilização da articulação do ombro

Ilustrações

Topo da Página

SUPRA-ESPINHAL

Ombro

Inserção Medial: Fossa supra-espinhal - escápula

Inserção Lateral: Faceta superior do tubérculo maior do úmero

Inervação: Nervo Supra-escapular (C5 e C6)

Ação: Abdução do braço

Ilustrações

Topo da Página

INFRA-ESPINHAL

Ombro

Inserção Medial: Fossa infra-espinhal da escápula

Inserção Lateral: Faceta média do tubérculo maior do úmero

Inervação: Nervo Supra-escapular (C5 e C6)

Ação: Rotação lateral do braço

Ilustrações

Topo da Página

REDONDO MENOR

Ombro

Inserção Medial: 2/3 superior da borda lateral da escápula

Inserção Lateral: Faceta inferior do tubérculo maior do úmero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com