TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Cinesiologia

Exames: Trabalho De Cinesiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  1.372 Visualizações

Página 1 de 4

EXTENSÃO DO JOELHO NA CADEIRA EXTENSORA

O exercício se inicia com o indivíduo se colocado sentado como em uma cadeira, segurando o assento ou barrinha (para estabilizar o tronco), flexionando os joelhos e colocando os pés em posição neutra, colocando o ponto de apoio da máquina sobre o ponto imediatamente superior a articulação do tornozelo. A execução inicia com a elevação dos pés, executando uma extensão próxima da máxima da articulação do joelho, o mais próximo possível da posição horizontal e com ângulo articular de aproximadamente 180º, após a elevação volta para posição inicial, executando a flexão dos joelhos.

O grupo muscular que participa deste exercício é o quadríceps, composto pelo vasto medial que tem a origem na linha intertrocânterica e parte lateral da linha áspera do fêmur e a inserção na patela (ligamento e retináculo sobre a tuberosidade da tíbia), vasto lateral com origem no trocânter maior do fêmur e parte lateral da linha áspera e a inserção patela (ligamento e retináculo sobre a tuberosidade da tíbia), vasto intermédio com origem na face anterior e lateral do corpo do fêmur e o reto femoral com origem na espinha ilíaca antero inferior face superior do acetábulo e a inserção na patela (ligamento e retináculo sobre a tuberosidade da tíbia). Destes quatro músculos, o reto femural é o único músculo bi-articular e, portanto, realiza extensão do joelho, flexão do quadril e anteversão da pelve. Os outros três realizam apenas a extensão do joelho.

O plano no qual o exercício é executado é o sagital sobre o eixo frontal.

FLEXÃO DO JOELHO NA MESA FLEXORA

A posição inicial do exercício acontece com o praticante deitado em decúbito ventral sobre o aparelho, mesa flexora ou romana, com os joelhos estendidos e o ponto imediatamente superior a articulação dos tornozelos sob o apoio ou envolvido por caneleira, que, neste último caso, deverão estar na altura do tornozelo. A execução acontece com as coxas e abdômen fixado no aparelho, deve ser realizado com a flexão dos joelhos a partir da elevação dos calcanhares ao máximo possível, ficando o mais próximo possível do glúteo. A posição final acontece voltando às pernas a posição inicial.

O grupo muscular que participa deste exercício são os Ísquiotibiais: semitendíneo que tem a origem no túber isquiáticos/ cabeça longa do músculo bíceps da coxa e a inserção na tuberosidade da tíbia, o semimembranáceo que tem a origem no túber isquiático (entre os músculos bíceps femural, semitendíneo e adutor magno) e sua inserção no côndilo medial da tíbia e ligamento poplíteo oblíquo e o bíceps femural com origem no túber isquiático unido ao músculo semitendíneo (cabeça longa) e linha áspera/metade distal (cabeça curta) e a inserção na cabeça da fíbula. Estes três músculos são bi-articulares e realizam flexão do joelho, extensão do quadril e retroversão da pelve. O músculo bíceps femural possui uma porção, que realiza apenas a flexão do joelho e outra porção que é bi-articular.

O plano no qual o exercício é executado é o sagital sobre o eixo frontal

ABDUÇÃO DA COXA NA CADEIRA ESPECÍFICA

A Posição inicial do exercício acontece com o individuo sentado na cadeira com os joelhos flexionados a aproximadamente 90º, coluna estendida e totalmente apoiada no encosto do assento, colocando os pés sobre o calço específico para tal função. As pernas e coxas se localizam próximas a linha medial com o peso apoiado na altura dos joelhos, realizando tensão para aproximar os joelhos da Linha Mediana. A execução: com o peso resistindo contra o afastamento das coxas é desenvolvido o afastamento dos joelhos até o máximo possível, distanciando os membros inferiores da linha mediana. Posição final: em seguida permita que o peso fique maior que a força muscular e aproxime as coxas, até que atinja a posição inicial.

Os músculos mais atenuantes deste exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com