TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinesiologia

Artigos Científicos: Cinesiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  2.458 Visualizações

Página 1 de 4

Cinesiologia

Introdução

Cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos do corpo humano. O nome Cinesiologia vem do grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo.

A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida.

Qual a primeira impressão que se tem ao olhar um pequeno gatinho parado e enrolado? Está sem vida! Mas, a partir do momento que se constata que seu abdômen sobe e desce, conclui-se que ele apenas dorme tranqüilamente. Então, movimento é vida! Não há como viver sem ele.

Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças atuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.

• Princípios:

- anatomia

- psicologia

- antropologia

- mecânica

• Biomecânica: aplicação da mecânica ao corpo humano

Mecânica

• Estática: corpos em repouso

• Dinâmica: corpos em aceleração e desaceleração

Esqueleto e ossos: Tem como função a sustentação do corpo. O Osso é uma estrutura encontrada em muitos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). É caracterizado por uma matriz extracelular solidificada pela presença do depósito de cálcio em suas estruturas. Os ossos sustentam o corpo, protegem alguns órgãos internos e servem da apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O conjunto dos ossos é conhecido como esqueleto. O corpo humano adulto tem 206 ossos.

Sistema muscular: O sistema muscular dos animais é o conjunto de órgãos (músculos) que lhes permite moverem-se, tanto externa, como internamente. O músculo é inserido no osso (chamada inserção).

Posição anatômica:

• Em pé

• Ereto

• Palma das mãos para frente

• Olhar para o horizonte

Planos e Eixos:

O plano horizontal ou plano transverso atravessa o eixo menor do corpo, do dorso até o ventre. (Sup./Inf.)

O plano medial ou sagital passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés até a cabeça; este plano separa o corpo em lados direito e esquerdo. O que quer que esteja situado próximo a este plano é chamado medial, e o que está longe dele, lateral.

O plano frontal ou plano coronal (lateral) passa também pelo eixo maior (dos pés à cabeça), mas é perpendicular ao plano medial, separando a frente do corpo, ou ventre, da parte de trás, ou dorso. Algo em posição à frente do plano frontal é chamadas anterior, ao passo que algo situado atrás desse plano é chamado posterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com