TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINÉTICA QUÍMICA FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO

Trabalho Escolar: CINÉTICA QUÍMICA FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ENAD: POLO UNIÃO

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL I

ALUNO: RONAYLDO REGO SILVA

CINÉTICA QUÍMICA

FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO

União 03 de Dezembro de 2014

EFEITO DA TEMPERATURASOBRE A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS

Resumo

OExperimento realizado a temperaturas distintas tendem a ser mais rápidos. Fato que foi comprovado na pratica onde três pedaços iguais do comprimido efervescente (bicarbonato de sódio e carbonato se sódio) foram postos para reagir influenciando na velocidade da reação.

Introdução

A cinética química é uma ciência que trata da velocidade de reação em um processo químico. É geralmente, definida como a velocidade com que os reagentes são transformados nos produtos em qualquer instante selecionado, sob um dado conjunto de condições experimentais. Ou seja, a velocidade de uma reação é a velocidade da conversão líquida dos reagentes nos produtos.Os efeitos da temperatura sobre as velocidades das reações, revelam que há uma relação entre a temperatura e a velocidade de uma reação química de que quanto maior for a temperatura,maior será sua velocidade de uma reação.

Parte experimental

Materiais e reagentes

Os seguintes materiais e reagentes foram disponibilizados pelo polo de União do EAD vinculado ao departamento de Química da UFPI, e foram empregados neste experimento:

Materiais usados:

-03 Copo de Béquer 100ml

-Comprimido efervescente(Bicarbonato de Sódio 1644mg,Carbonato de Sódio 400mg,ácido acetilsalicílico 325mg e ácido cítrico 1507,8mg)

Procedimento

Inicialmente procedeu-se da seguinte forma, encheu-se um béquer com água gelada, sem aferição da temperatura, adicionou-se nesta um comprimido efervescente, anotando o tempo de dissolução completa. Procedeu da mesma maneira usando água à temperatura ambiente e água quente. Observando e anotando o tempo de dissolução de cada caso.

Resultados e discussão

Ao adicionar o comprimido efervescente nos béqueres contendo água gelada, água a temperatura ambiente e água quente, nas quais se encontravam a temperaturas de respectivamente, verificou-se que a dissolução completa do comprimido ocorreu de forma mais rápida no béquer que continha água quente, gastando pouco tempo pra o comprimido se dissolver completamente. No béquer contendo água a temperatura ambiente, a dissolução ocorreu com uma velocidade moderada. E no béquer contendo água gelada, a dissolução completa do comprimido se processou de forma lenta, gastando um maior tempo pra se dissolver completamente.Um aumento da temperatura do meio onde a reação seprocessa provoca um aumento na energia cinética das moléculas, que consequentemente aumenta a taxa de choques num intervalo de tempo, assim o número de choques efetivos aumenta , elevando a velocidade da reação.

Conclusão

Sendo assim, com este experimento, discutiu-se sobre a importância da cinética química, e disto a necessidade de conhecerem-se os fatores como a temperatura que influem na velocidade de uma reação química.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ENAD: POLO UNIÃO

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL I

ALUNO: RONAYLDO REGO SILVA

CINÉTICA QUÍMICA

FATORES QUE ALTERAM AVELOCIDADE DE UMA REAÇÃO

União 03 de Dezembro de 2014

EFEITO DA CONCENTRAÇÃO SOBRE A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS

Resumo

Não existe uma velocidade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece em sua velocidade específica. Algumas são lentas e outras são rápidas, como por exemplo, a oxidação (ferrugem) de um pedaço de ferro verificada em uma solução de Sulfato de Cobre.

Itrodução

A cinética química é uma ciência que trata da velocidade de reação em um processo químico. É geralmente, definida como a velocidade com que os reagentes são transformados nos produtos em qualquer instante selecionado, sob um dado conjunto de condições experimentais. Ou seja, a velocidade de uma reação é a velocidade da conversão líquida dos reagentes nos produtos. Os efeitos da temperatura sobre as velocidades das reações, revelam que há uma relação entre a temperatura e a velocidade de uma reação química de que quanto maior for a temperatura, maior será sua velocidade de uma reação.Sendo a concentraçãoum dos fatores que interferem na velocidade das reações, comprovamos a interferência direta na velocidade das reações, no caso do experimento tivemos reações rápidas e lentas, observando a aderência do cobre no prego em determinado tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com