TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta De Sangue: Procedimento E Principais Fatores Que Alteram Os Resultados Laboratoriais

Casos: Coleta De Sangue: Procedimento E Principais Fatores Que Alteram Os Resultados Laboratoriais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  2.645 Visualizações

Página 1 de 3

Coleta de sangue: procedimento e principais fatores que alteram os resultados laboratoriais

A principal amostra utilizada em um laboratório clínico é o sangue venoso, coletado por punção venosa, utilizando uma seringa e agulha ou equipamento a vácuo, sendo que a coleta a vácuo é mais indicada quando é necessário utilizar múltiplos tubos, porém, em pessoas com fragilidade vascular ela pode causar rompimento de veias, por isso não é recomendado em idosos e crianças. Deve-se ter atenção ao identificar os tubos, uma vez que 70% dos erros em laboratórios clínicos decorrem de erros na identificação e consequente troca de amostras. A coleta deve ser feita na fossa cubital dos braços (preferencialmente). Com algodão umedecido em álcool 70% realizar a assepsia com movimentos circulares de dentro para fora. O garrote pode ficar no paciente no máximo um minuto, mais do que isso causará hemólise e interferir na análise. O bisel deve sempre ficar virado para cima. O paciente deve fechar a mão sem fazer força e ao puncionar a veia pode-se tirar o garrote. Nunca dar tapinhas no braço, pois pode causar lesão no vaso ou o desprendimento de trombos. Colocar o sangue nos tubos e homogeneizar oito vezes por inversão. Lembrar o paciente de pressionar o local da coleta por vinte minutos e não carregar peso ou fazer força com aquele braço no dia da coleta, sendo que não adianta dobrar o braço, pois isso não tranca a circulação sanguínea do braço.

Cada tipo de amostra deve ser coletada em um tubo específico para cada tipo de análise, sendo de extrema importância conhecê-los para a realização de uma coleta de material biológico. O material colhido em recipiente inadequado será rejeitado e descartado pelo laboratório, pois não terá validade para a realização da análise. Todos os tubos deverão ser homogeneizados imediatamente após a coleta. Deve-se invertê-los de 5 a 8 vezes, suavemente. Tubos homogeneizados inadequadamente poderão conter pequenos coágulos sanguíneos que diminuirão a utilidade do tubo.

As amostras de sangue obtidas por punção transcutânea são muito importantes em pediatria onde se pode obter amostras adequadas com pequeno volume. Esse procedimento permite evitar a coleta de sangue por punção venosa em crianças que pode ser difícil e apresentar risco potencial, enquanto que a coleta venosa em prematuros pode resultar em anemia.

Em pacientes adultos a coleta de sangue por punção transcutânea pode ser indicada nas seguintes situações: pacientes queimados ou extremamente obesos, tendências à trombose, pacientes geriátricos ou com veias superficiais inacessíveis e quando se deseja obter amostras para testes laboratoriais remotos ou caseiros. Em pacientes desidratados ou com circulação colateral reduzida, pode ser muito difícil conseguir quantidade suficiente da amostra de sangue capilar.

O sangue obtido por punção transcutânea é uma mistura de proporções indeterminadas do sangue de arteríolas, vênulas, capilares e dos fluidos intersticial e intracelular. Por efeito da pressão nas arteríolas, a proporção de sangue arterial na mistura é maior que a de sangue venoso. O aquecimento do local de coleta aumenta a proporção de sangue arterial na mistura e aumenta também o fluxo de sangue em até 7 vezes, facilitando a obtenção de maiores volumes da amostra.

Jejum na coleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com