TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLARETIANO - CORPO I - CICLO 3

Ensaios: CLARETIANO - CORPO I - CICLO 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  2.241 Visualizações

Página 1 de 2

Corpo I

1)Quais são as funções do aparelho cardiorrespiratório para o corpo humano?

R: Os principais órgãos do sistema cardiorrespiratório são o coração e os pulmões, eles trabalham interligados. O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigênio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário. O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue. Os vasos sanguíneos estão distribuídos de tal modo que, continuamente, levam o sangue do coração aos tecidos, voltando, em seguida, ao coração.

2) Qual a correlação entre os sistemas circulatório e respiratório e quais são as alterações sofridas pelo aparelho cardiorrespiratório durante uma atividade física?

R: As células musculares obtêm a energia que necessitam para a sua contração através de dois mecanismos: o anaeróbio e o aeróbio. O mecanismo anaeróbio, que proporciona a obtenção de energia sem o consumo de oxigénio, embora seja o primeiro a ser ativado, é muito breve, já que as células musculares esgotam as suas reservas ao fim de poucos minutos. No entanto, o mecanismo anaeróbio é fundamental quando se realiza um esforço muscular intenso e breve, como no halterofilismo.

Por outro lado, no mecanismo aeróbio, as células musculares obtêm energia a partir da utilização do oxigénio que absorvem da circulação sanguínea, originando um resíduo, o dióxido de carbono, que passa para o sangue de forma a ser eliminado através dos pulmões. O mecanismo aeróbio, ao contrário do anaeróbio, apenas é ativado cerca de quarenta segundos após o início do exercício físico em que predominam os esforços muito prolongados ou de resistência. Exemplos deste tipo de exercício físico são as caminhadas, o jogging, a natação e o ciclismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com