TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Ciclo 3 - Comunicação e Linguagem - Claretiano

Por:   •  13/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Claretiano

ARTES VISUAIS

RESENHA – ATIVIDADE CICLO 3

Avaliação desenvolvida na disciplina Comunicação e Linguagem sob a orientação da profª. Drª. Amanda Raiz, para obtenção de nota parcial.

RIO CLARO

2020

Por meio deste texto, apontam-se as considerações concernentes à importância do domínio da Língua Portuguesa, obedecendo a norma culta, na carreira profissional. Serão abordados aspectos da língua falada e escrita, buscando demonstrar a importância de domínio da língua mãe, que pode ser um fator diferencial para conquista e ascensão profissional.

Nesse sentido, pode-se demonstrar que em qualquer área, para conquistar uma posição de trabalho, é necessário que o profissional tenha uma comunicação eficaz. Isto inclui não só capacidade de persuasão, mas também o uso da norma culta da Língua Portuguesa. Destaca-se que a comunicação deve ser clara e objetiva, pois, dependendo do emprego, ter uma boa comunicação é crucial para conquistar êxito. Segundo o levantamento da pesquisa da Companhia dos Estágios, muitos jovens brasileiros apresentam dificuldade quanto ao uso correto da língua. Certamente esta dificuldade do uso correto da Língua Portuguesa tem aspecto multifatorial, dos quais os elementos chave para um bom domínio da língua é a frequente leitura e escrita de textos. São aspectos que devem ser trabalhados principalmente ao longo da formação escolar, mas também no ensino superior. Os alunos devem aprender que a leitura vai além de somente palavras, é preciso saber ler e contextualizar para um melhor aprendizado. A leitura e escrita de textos auxilia no enriquecimento do vocabulário, aprimora a desenvoltura em diálogos, melhora articulação de palavras e coerência de ideias, o que resulta numa melhor comunicação e uso da língua. Embora no ambiente profissional seja até aceito um certo nível de informalidade na fala e escrita entre os empregados, é necessário cuidado quando se comunica com um cliente, por exemplo. Deve-se destacar que é necessário evitar abreviações, gírias e vícios de linguagem, além de palavras muito rebuscadas, mantendo-se o discurso claro, objetivo e seguindo a norma padrão. Finalmente, outro aspecto em que se deve tomar bastante cuidado é na preparação dos currículos – que devem ser escritos na norma culta. Por ser algo que pode ser revisado com antecedência, os erros não são admitidos, e se ocorrerem, demonstram negligência.

Diante do exposto, fica evidente a importância do tema abordado, uma vez que abrange aspectos relevantes sobre o uso correto da Língua Portuguesa, tanto na forma oral como escrita, e fica claro que o domínio da língua Portuguesa é imprescindível para um profissional que busca uma carreira de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com