TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING E GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS MUNDO CORPORATIVO ATUAL

Por:   •  18/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTACIO [pic 1]

MBA-GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS

COACHING E LIDERANÇA

COACHING E GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS

MUNDO CORPORATIVO ATUAL

EDSON MURILO FONSECA

BELO HORIZONTE

2017

COACHING E GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS

MUNDO CORPORATIVO ATUAL

  1. INTRODUÇÃO

Este mini artigo tem como objetivo, demonstrar a amplitude do conceito de Coaching e sua aplicação em Gestão Estratégica de Pessoas. Para estar em sintonia com mundo corporativo atual, compreender o conceito e a importância do coaching, será de grande valia para condução de forma assertiva das pessoas aos seus objetivos. Aplicando esse conceito, a prática do mesmo em quaisquer equipes corporativas, levarão todos, empresa e pessoas, com êxito   a encontrar o que buscam. Através de conceitos estabelecidos por diferentes autores, sobre o mesmo tema, perceberemos diretamente a relação estratégica com a gestão.

  1. A ORIGEM DA IDEIA DE COACHING E SEUS SIGNIFICADOS

“A palavra coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados Coacher.”

Por volta de 1830, o termo Coach passou a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames. Em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes. Em 1950, o termo foi usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas. 

Conhecendo a origem da palavra é possível perceber seus muitos significados ao longo da linha temporal e também os vários contextos utilizados como uma ideia. Á aplicação dessa palavra como uma ideia, que em diferentes áreas de atuações foi utilizada e continua nos dias atuais, vem evoluindo. Sempre interligadas a educação e aprendizado foi pela primeira vez utilizada no século XVIII e vem sendo utiliza até os dias de hoje e evoluindo nas diversas formas de aplicações. Ressalta-se, que a relação efetiva com Gestão de Pessoas que no contexto do mundo corporativo ocorre pela primeira vez em 1950, terá enfoque nessa abordagem, somente nos dias atuais, explicitando se dessa maneira, a relação com Gestão Estratégica de Pessoas.

  1. CONCEITOS DE COACHING E RELAÇÃO COM GESTÃO DE PESSOAS

Segundo José Roberto Marques (2015) “Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua. ”

                                                                                                                                 

Este autor, além de relacionar diretamente o processo de Coaching a Gestão de Pessoas, traz ainda outras áreas humanas importantíssimas, que tem sempre como objetivo principal, direcionar o ser humano.

Saber onde se quer chegar, nem sempre é algo claro para as pessoas e fácil de modo geral. Apesar de no mundo corporativo atual, existirem metas muito bem definidas e planejamentos estratégicos bem elaborados, isso se torna complexo por ter o principal sujeito, responsável por executar todo trabalho ser humano. Direcionar uma pessoa, para que a mesma possa chegar a algum lugar ou mesmo que ela descubra que lugar é esse, está além de simplesmente fazer gestão de pessoas, e quando isto é feito por um gestor que não conhece ou não tem habilidades para ser um coaching, pode levar muito tempo! Neste contexto, falamos de lucro ou prejuízo, o que significa que o tempo vale muito e as pessoas valem pouco. Isto por que a máxima de “ tempo é dinheiro” é comum no mundo corporativo atual. No processo de coaching correto, vai ocorrer exatamente o contrário, o direcionamento é rápido e de forma assertiva. Poupando tempo e diminuindo o desgaste financeiro e emocional do gestor. Pois acreditem, uma pessoa perdida não vai a lugar algum, mas uma equipe de trabalho perdida pode levar uma empresa a ruina.

Sendo assim, o autor ao envolver todas essas áreas de conhecimento humano ao apresentar seu conceito de Coaching, deixa em evidencia a relação direta para se fazer gestão estratégica de pessoas.  Sendo relacionada no contesto corporativo, criando assim esse entrelaçamento necessário para que o processo se desenvolva.

Segundo Emanuel Campos (2015) “O coaching pessoal aborda, como o próprio nome indica, a área pessoal da vida de um indivíduo, como os seus relacionamentos pessoais. É por isso uma área muito abrangente, porque lida com vários tipos de interação do cliente com o seu meio envolvente. ”

                                                                                                                           

As diversas teorias, tipos e modelos de liderança que conhecemos possuem em comum a característica de se tratar de um esforço que vislumbre um eficaz e Saudável gerenciamento de pessoas em prol dos objetivos de uma organização para a qual ambos, líder e liderados, trabalham.  A constante evolução dos modelos de gestão de pessoas obrigou as teorias acerca da liderança a tomar rumos diferentes que contemplem o líder não somente como influente acompanhante do desenvolvimento das tarefas de seus liderados. 

Hoje, o papel da liderança vai muito além e passa pela tarefa de “treinador”, buscando constantemente auxiliar os seus liderados no alcance de suas metas e objetivos, tudo isso num ambiente interativo de mudanças constantes. 

Segundo Chiavenato (2002), “coaching trata- de um relacionamento que provoca novas competências e que agrega valor à organização e ao cliente“ 

 

O coaching representa uma ferramenta vital para a empresa moderna, onde a responsabilidade do coach (treinador)passa pela tarefa de proporcionar uma aprendizagem organizacional constante. O líder antigo tomava suas decisões e distribuía as tarefas de acordo com as habilidades de seus liderados, que eram vistos como recursos dos quais as empresas dispunham para atingir suas metas.  Desta forma, se o colaborador era hábil com as questões financeiras a ele eram distribuídas as tarefas desse âmbito. O coach continua sua busca pela construção de relacionamentos sinceros e construtivos, porém com um difícil, ou seja, a ele também cabe a tarefa         desenvolver pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com