COLETÂNEA DE ENTENDIMENTOS JURISPRUDENCIAIS, SEGUNDO A ESAF
Pesquisas Acadêmicas: COLETÂNEA DE ENTENDIMENTOS JURISPRUDENCIAIS, SEGUNDO A ESAF. Pesquise 863.000+ trabalhos acadêmicosPor: Henriq • 10/5/2013 • 873 Palavras (4 Páginas) • 771 Visualizações
Resumo de Direito Constitucional
Assunto:
COLETÂNEA DE ENTENDIMENTOS JURISPRUDENCIAIS, SEGUNDO A ESAF
COLETÂNEA DE ENTENDIMENTOS JURISPRUDENCIAIS, SEGUNDO A ESAF.
 Não existem normas de hierarquia diferenciada na Constituição.
 Cláusulas pétreas protegem direitos e garantias individuais que não integram expressamente o capítulo relativo aos direitos individuais.
 Disposições constitucionais transitórias são modificáveis mediante emenda constitucional.
 Em sede de controle abstrato de normas, deve-se declarar a inconstitucionalidade ou a constitucionalidade de norma impugnada, obrigatoriamente.
 As Comissões Parlamentares de Inquérito NÃO PODEM decretar a prisão provisória de eventual indiciado, nem determinar a interceptação ou escuta telefônica de pessoa submetida à sua investigação, nem determinar a busca e apreensão de documentos, no domicílio de pessoa submetida à sua investigação, nem decretar da indisponibilidade de bens.
 As Comissões Parlamentares de Inquérito PODEM determinar a quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico de pessoa submetida à sua investigação.
 Pode-se invocar sigilo profissional e alegar o direito de permanecer calado perante Comissão Parlamentar de Inquérito.
 A CF não veda a utilização, no plano estadual, de Medida Provisória.
 Cabe recurso extraordinário de decisão definitiva proferida no âmbito dos juizados especiais.
 O princípio da proporcionalidade tem aplicação no nosso sistema constitucional por força do princípio do devido processo legal.
 A prisão provisória é compatível com o princípio constitucional da presunção de inocência.
 A determinação contida na lei de crimes hediondos no sentido de que os autores de determinados crimes cumpram a condenação em regime fechado não atenta contra o princípio da individualização da pena.
 A condenação criminal não pode ser proferida com base exclusiva em provas obtidas no inquérito criminal.
 O controle incidental perante os Tribunais não exige que, toda vez que renovado pedido de declaração de inconstitucionalidade em relação à mesma lei, deve o órgão fracionário submeter a controvérsia ao plenário ou, se for o caso, ao órgão especial da Corte.
 Declarada incidentalmente a inconstitucionalidade de uma lei pelo Supremo Tribunal Federal, pode o órgão fracionário de Tribunal de Justiça deixar de aplicar o referido diploma sem observância da chamada "reserva de plenário".
 O Senado Federal, após a suspensão da execução da lei inconstitucional, está impedido de revogar ou modificar o referido ato de suspensão.
 È possível o uso da ação civil pública para se obter a declaração de inconstitucionalidade de uma lei.
 As disposições protegidas pelas cláusulas pétreas podem sofrer alteração somente no sentido de melhorar ou ampliar suas garantias.
 Os direitos e garantias individuais protegidos por cláusula pétrea estão esparsos por toda a CF, e não são somente aqueles elencados no catálogo de direitos individuais.
 A ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade, no que se refere ao direito federal, são instrumentos de caráter dúplice ou ambivalente. (obrigatória a declaração de constitucionalidade ou inconstitucionalidade)
 O princípio da proporcionalidade tem sua sede material na disposição constitucional que determina a observância do devido processo legal.
 Não há hierarquia entre direitos e garantias fundamentais.
 O princípio do direito adquirido não se afirma em face de alteração introduzida mediante Emenda Constitucional.
 A imunidade do papel destinado à impressão de livros, jornais e periódicos é restrita ao papel ou ao material a ele assimilável, não sendo por isso extensiva aos equipamentos ou a outros insumos utilizados na impressão.
 Não só as normas constantes do catálogo de direitos
...