TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMBATE À DISCRIMINAÇÃO PARA PROMOVER A LIBERDADE

Artigo: COMBATE À DISCRIMINAÇÃO PARA PROMOVER A LIBERDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

COMBATER A DISCRIMINAÇÃO PARA PROMOVER A LIBERDADE

Foi feito uma pesquisa do Ministério da educação que aponta que alunos negros e homossexuais eram as principais vitimas de bullyng escolar. Dessa pesquisa 94% admitiu ter algum preconceito étnico-racial e 87% preconceito em relação à orientação sexual. Com estes dados foi confirmado que a discriminação esta tão presente na sociedade como no ambiente de aprendizagem nas escolas, portanto ninguém discorda que a escola é um local de formação em que o respeito deva ser a base para o convívio que tem como objetivo a formação de cidadãos autônomos, respeitosos, plurais e capazes de lidar com a diversidade.

A discussão fala sobre aspecto fundamental da educação em combater a desigualdade que não é somente uma meta do PNE, é um dever do educador previsto na constituição. As escolas têm como função formar um sujeito que respeite o outro e tenha os seus direitos respeitados como base de conduta na formação desses alunos dentro da sala de aula, na maioria das instituições os educadores alegam que garantir o direito de todos nem sempre é simples, á situações de preconceito vivenciadas nas instituições de ensino são vista como discriminação de alunos que chegam de outro estado, crianças negras, estudantes homossexuais, meninos e meninas de família mais pobre que são decorrentes e complexas, que acabam exigindo que os professores receba formação que o habilite com cada caso, com cada situação vivenciada no dia a dia.

Com todos estes acontecimentos na educação escolar sobre a discriminação, foram tomadas as devidas providência em parceria com a Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura (UNESCO) no Brasil, a secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão (SECADI) do MEC iniciou este ano a distribuição das publicações Síntese da coleção História Geral da África e História e cultura Africana e Afro-Brasileira na educação infantil, em que a Lei Federal Nº 10.639 de 2003 determina a inclusão de conteúdos sobre história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Apesar deste avanço as instituições contam com a ajuda dos docentes e com a gestão escolar em ficar atentos ao papel que cumprem na formação dos cidadãos. Faz se necessário uma autoanálise constante, motivada pela noção de que o papel do docente na sala de aula não é reproduzir valores e crenças pessoais, mas colaborar com essa formação cidadã prevista no PPP das instituições de ensino e na constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com